quarta-feira, 29 de maio de 2013

Piauí fará monitoramento eletrônico de 500 presos a partir de tornozeleiras

Central de Vigilância Eletrônica foi inaugurada nesta terça-feira (28).
Medida visa desafogar presídios que tem 70% de presos provisórios.


Foi inaugurada nesta terça-feira (28) a Central de Vigilância Eletrônica da Secretaria de Justiça do Piauí. Durante a solenidade foi apresentada a tornozeleira eletrônica que será utilizada no monitoramento de presos. Inicialmente serão 500 peças para detentos da Penitenciária Major César. A medida visa amenizar a situação carcerária, já que cerca de 70%  dos presos das maiores penitenciárias do estado são provisórios.
 Desembargador Francisco Paes Landim fala dos benefícios do sistema (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Desembargador Francisco Paes Landim fala dos benefícios do sistema (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

De acordo com o corregedor de justiça, desembargador Francisco Antonio Paes Landim, o uso das tornozeleiras irá abrir novas vagas no sistema carcerário do estado e ainda ajudar na ressocialização dos detentos. Apenas presos do regime aberto, semiaberto, prisão domiciliar e saída temporária.

“A medida vai ajudar a desafogar o sistema penitenciário do Piauí e trabalhar na ressocialização dos detentos, já que eles estarão no convívio social com familiares”, disse o corregedor.

As tornozeleiras são equipadas com um chip que emitirá para a central de regulação todos os dados sobre a posição geográfica de quem está usando. Segundo Regio Sousa, técnico do software, o chip mandará sinais via satélite para a central e por lá será possível monitorar 24 horas os passos do reeducando.
 

Presos serão monitorados através de  pulseiras eletrônicas (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Presos serão monitorados através de pulseiras
eletrônicas (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
“A justiça estabelece os horários em que ele pode ficar na rua e delimita alguns espaços e a partir dessas informações é que fazemos esse monitoramento. Se ele tentar infringir algumas das normas ou até mesmo tentar quebrar a tornozeleira, a central ficará sabendo”, explicou o técnico.

O acessório dispõe de uma bateria que tem um tempo de carga de 48 horas. O próprio preso será responsável por recarregar a bateria. “Sabemos que esse é um risco já que não podemos prevê qual será a atitude de cada um. Mas caso ele desobedeça algumas das normas e no caso da bateria descarregar, não emitir sinais para a central e o reeducando sumir, ele perderá o benefício e ainda será considerado um foragido da justiça”, alertou o corregedor Antonio Paes Landim.

Presos serão monitorados através de GPS (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Presos serão monitorados através de GPS (Foto: Gilcilene Araújo/G1)


Para o secretário de justiça Henrique Rebelo, o uso das tornozeleiras além de diminuir a população carcerária implica ainda na redução de custos para o governo estadual.

“Um preso custa em média R$ 1.700 enquanto que a tornozeleira foi adquirida ao custo de R$ 580. Então implica na redução de gastos e auxilia na diminuição da superlotação dos presídios. O sistema será reajustado a partir da sua implantação”, disse o secretário.
O monitoramento a partir das tornozeleiras será feito de forma gradativa e deverá iniciar somente a partir do dia 14 de junho, prazo que encerra o mutirão carcerário proposto pelo Conselho Nacional de Justiça.

“Após o mutirão teremos condições de fazer a triagem dos presos e ter todas as normas práticas definidas para fazer esse monitoramento”, concluiu o corregedor.

Gilcilene Araújo e Patrícia AndradeDo G1 PI

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog