BRASÍLIA - Neste ano, o presidente Lula passou 62 dias fora do Brasil, em 20 viagens por 25 países. A ida à Itália e aos Estados Unidos - entre o sábado passado e o próximo sábado - é a 21ª viagem ao exterior no ano. Lula ainda deve ir à Venezuela, em 28 de novembro, quando completará uma média de duas idas ao exterior por mês. Em 2007, ele ficou mais de 500 horas no ar, em viagens nacionais e internacionais: 132 dias fora do Planalto, viajando por 29 países e por 21 dos 26 estados brasileiros.
Em outubro, no roteiro entre Espanha, Índia e Moçambique, conciliou compromissos do grupo Ibas (Índia, Brasil e África do Sul), em Nova Déli, com reuniões separadas com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e com o presidente da África do Sul, Kgalema Motlanthe.
Em setembro, em Nova York, além de participar da abertura da 63ª Assembléia Geral da ONU, teve reuniões com os primeiros-ministros da China, Wen Jiabao, e dos Países Baixos, Jan Peter Balkenende, e com o presidente do Líbano, Michel Suleiman.
Paralelamente, houve encontros da União das Nações Sul-Americanas e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Segundo o Planalto, Lula viaja mais do que o antecessor porque a política externa brasileira foi reforçada e o país busca relações com nações que não eram prioritárias. Em 2000 - segundo ano se de seu segundo mandato -, o então presidente Fernando Henrique Cardoso fez 13 viagens internacionais.
Lula também tem uma agenda também extensa no país. Faz, em média, duas viagens nacionais por semana. Na última semana, por exemplo, esteve em Tucuruí, no Pará, onde inaugurou a segunda casa de força da usina hidrelétrica. Depois foi a Foz do Iguaçu (PR) e a São Paulo, para compromissos do Mercosul e do G-20.
O Globo.
Incrivel como o povo aceita isto e vota no cara...o povão ralando, trabalhando de sol a sol e recebendo uma miséria...e o presidente do país em vez de trabalhar fica passeando por ai, gastanto o dinherio dos bestas que ficam se matando de trabalhar...além de que, nem conversar com os estrangeiros sabe...o brasilzinho...
Nenhum comentário:
Postar um comentário