sábado, 1 de novembro de 2008

Em Salvador, hospital crema corpo de bebê sem autorização dos pais

Recém-nascido prematuro morreu de insuficiência respiratória.
Mãe diz que preparava funeral quando soube da cremação.

O corpo de um bebê recém-nascido, que morreu por insuficiência respiratória no dia 17 de outubro, foi cremado pelo Hospital Sagrada Família, em Salvador, sem o consentimento da família.

O bebê João Pedro nasceu prematuro, aos sete meses de gestação, no dia 2 de outubro, pesando 700 gramas, e estava internado em razão de má formação dos órgãos.

Segundo a famíla, o hospital comunicou por telefone por volta das 21h30 que o estado do bebê havia piorado e que alguém precisava ir ao hospital. Ao chegarem no local, os pais de João Pedro souberam que ele havia morrido às 18h, conforme o atestado de óbito.

Os familiares foram aconselhados a tomar as providências para o sepultamento, mas, em seguida, receberam a informação de que o corpo já havia sido cremado. O hospital não apresentou as cinzas do bebê.

"Cadê o corpo do meu filho? Eu queria ter dado um enterro digno ao meu filho. Eu separei a roupa para poder dar um funeral a ele, minha mãe foi pra rua comprar as flores, como eu pedi. Quando chegou, cadê o corpo do meu filho? Não tinha pra enterrar e sem satisfação nenhuma. Ele não era indigente, tinha pai, tinha mãe", desabafa a mãe do menino e professora, Patrícia Pinheiro.

A Polícia Civil investiga agora quem determinou a cremação do bebê. Pelo crime de violação e ocultação de cadáver, a pena é de até três anos. "O hospital pode sofrer uma ação de indenização por danos morais, uma ação cível, e pela parte criminal vão responder as pessoas, não o hospital", explicou o delegado Miguel Cicerelli.

Em nota oficial, a direção do hospital informou que não vai se manifestar até que seja concluída a sindicância administrativa aberta na quinta-feira (30) para apurar e punir os responsáveis pela cremação do corpo de João Pedro. Ainda segundo a nota, a direção diz ser uma situação excepcional na rotina do hospital.

O Conselho Regional de Medicina da Bahia disse que nenhum hospital é autorizado a fazer cremação.

G1.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog