quinta-feira, 15 de maio de 2014

Comissão do Senado aprova programa de combate ao bullying

Proposta ainda passará por votação na Comissão de Direitos Humanos e no plenário.

A Comissão de Educação (CE) aprovou, ontem, projeto que define conceitos e mecanismo para o enfrentamento do bullying. A proposta (PLC 68/2013), que teve origem na Câmara dos Deputados, institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática.  

A iniciativa poderá fundamentar ações do Ministério da Educação e das secretarias estaduais e municipais de Educação nesse campo.  
O texto define como bullying “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”. Intimidação praticada na internet (cyberbullying) também entra nessa categoria.  
O projeto do deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) estabelece como dever das escolas, clubes e agremiações recreativas garantir medidas de conscientização, prevenção e combate à intimidação sistemática.   A proposta ainda passará por votação na Comissão de Direitos Humanos (CDH). Depois, irá ao Plenário.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog