ráfico de drogas e terrorismo são os principais alvos da cooperação aprovada ontem pelo Senado e que agora vai a promulgação. Haverá atividades conjuntas e capacitação de funcionários, com intercâmbio
O Senado aprovou ontem acordo de cooperação entre Brasil e Polônia com o objetivo de intensificar o combate ao crime organizado, em especial tráfico de drogas e terrorismo. O texto, já aprovado pela Câmara, segue para promulgação.
O Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 395/2013 aprova texto assinado em 2006, em Brasília. Está previsto o desenvolvimento de atividades conjuntas nas áreas técnica e científica e na capacitação de funcionários, por meio de treinamentos e de intercâmbio de informações sobre o enfrentamento do crime.
Segundo o Itamaraty, haverá troca de experiências sobre os métodos das organizações criminosas transnacionais, com estudos sobre criminalística e criminologia. O texto faculta aos dois países o direito de se recusar a prestar informações se considerar que isso afeta a soberania.
Para o relator da proposta na Comissão de Relações Exteriores (CRE), Pedro Taques (PDT-MT), o crime organizado e o terrorismo devem ser preocupações de todos os países, que precisam fazer frente a novas ameaças. Segundo o senador, somente com a cooperação e a atuação conjunta será possível combater com eficácia esse tipo de crime.
Jornal do Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário