quinta-feira, 31 de julho de 2008

Candidato é preso por suspeita de trocar pintinhos por voto

Um candidato a vereador de Porto Velho (RO) foi preso anteontem sob a suspeita de distribuir pintinhos em troca de votos em um bairro da capital.

A Polícia Federal apreendeu 4.000 pintinhos com uma cabo eleitoral do candidato a vereador Sandro Gonzaga (PV). Eles seriam distribuídos em troca da promessa de voto, diz a PF.

A investigação começou no último dia 22, depois que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) recebeu, através do disque denúncia, informação sobre o suposto crime eleitoral.

No mesmo dia, agentes da PF gravaram uma reunião convocada por Gonzaga com eleitores, na qual ele, segundo a PF, prometeu entregar os animais à população no dia 28.

Vestidos à paisana, agentes federais foram ao local combinado durante a reunião e, quando começou a entrega dos pintinhos, prenderam Maria Cristina de Freitas, cabo eleitoral da campanha do candidato do PV à Câmara Municipal.

Gonzaga não estava no local da distribuição e foi preso à noite, quando chegava em casa.

Gonzaga passou a noite no presídio Urso Branco, e Freitas, na Casa do Albergado. Na manhã de ontem, ela e o candidato conseguiram liberdade provisória, mediante pagamento de fiança de R$ 1.500 cada um.

Os dois foram indiciados sob suspeita de compra de votos e, se condenados, podem pegar até quatro anos de prisão.

De acordo com o advogado do candidato, Gonzaga não faz distribuição de pintinhos durante a campanha.

"Quem faz a distribuição é uma instituição aqui da cidade. Toda segunda-feira. A cabo eleitoral estava lá no momento da entrega, mas não fazia a distribuição. Gonzaga entrega pintinhos durante o ano, mas não durante campanhas eleitorais", disse Samuel dos Santos.

De acordo com Santos, o candidato já havia decidido que não entregaria as aves neste ano. Sobre a gravação feita pela PF, o advogado disse que ainda não teve acesso. O PV, por meio de sua assessoria de imprensa no Estado, disse que se trata de um "caso isolado".

O Ministério Público Eleitoral vai analisar o inquérito e decidir se oferece denúncia. O candidato vai continuar a campanha. Os pintinhos foram doados à instituição de caridade Associação Pestalozzi.


Fonte: CÍNTIA ACAYABA - Agência Folha

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog