terça-feira, 29 de julho de 2008

Justiça do Trabalho do Paraná intensifica conciliações

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região vem convidando grupos de empresas, bancos e advogados que mantêm grande número de processos tramitando na Justiça do Paraná, visando incentivar a conciliação e pôr fim às ações trabalhistas. Para dinamizar a composição entre as partes, foram criados os Juízos Auxiliares de Conciliação de 1º e 2º Graus.

Uma das primeiras empresas a se manifestar favorável à conciliação é a ALL Logística. Para dar início ao processo de conciliação nos processos envolvendo a ALL, foram recebidos na semana passada, no TRT, advogados que têm processos contra a empresa para falar sobre a atuação desses Juízos. "A ALL está totalmente favorável ao acordo e por isso convidamos os advogados a virem ao Tribunal para conhecer o trabalho que desenvolvemos com os Juízos de Conciliação, criados exatamente para viabilizar os acordos em qualquer fase do processo", explica a desembargadora Sueli Gil El Rafihi, coordenadora do Juízo Auxiliar de Conciliação de 2º Grau.


Para o desembargador Edmilson Lima, que compõe o referido Juízo, esta é "uma demonstração da importância de incentivarmos a conciliação, uma vez que em muitos momentos ela só não ocorre porque, finalizadas as audiências em primeira instância, as partes não se encontram mais e aí ninguém fala mais em conciliação. Basta incentivarmos para conseguirmos bons resultados, em processos que já estavam, inclusive, há 15, 20 anos tramitando".


O resultado positivo na iniciativa é confirmado pelos números. Em nove meses de atuação, os Juízes Auxiliares de Conciliação obtiveram acordo em 55% das audiências em 1º Grau e 66% no 2º Grau.

Interior - Além de atuar em Curitiba, o Juízo Auxiliar de Conciliação de 2º Grau também chega ao Interior do Estado. "É a primeira vez que um desembargador sai do Tribunal para atuar na composição em outras localidades do Interior", enfatiza o desembargador Edmilson Lima, lembrando que a criação dos Juízos Auxiliares de Conciliação pelo TRT do Paraná desperta interesse de outros Regionais pelo trabalho realizado e repercussão na efetivação da tutela jurisdicional.

Informações sobre os Juízos Auxiliares de Conciliação pelos telefones 3310-7141 (1º Grau) e 3310-7360 (2º Grau).


(Flaviane Galafassi)


Fonte: TRT/PR

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog