quarta-feira, 30 de julho de 2008

Família de brasileiro morto vai processar polícia dos EUA

RIO - A família do brasileiro André Martins, morto por um policial de West Yarmouth, no estado americano de Massachusetts, após furar um bloqueio, já contratou advogado para entrar com ação na Justiça americana. O pintor, de 25 anos, levou três tiros de agentes americanos ao se recusar a parar o carro depois de um alerta policial. A polícia alega que se sentiu ameaçada

A namorada de André, Camila Campos, também brasileira, estava com ele no carro e diz que o pintor furou bloqueio para não ser preso. Ele morava desde 2001 nos Estados Unidos e estava em situação, além de dirigir sem habilitação. A polícia afirma ainda que encontrou uma pequena quantidade de maconha no carro.

O corpo de André foi liberado pela polícia após a autópsia, mas a família não decidiu onde será o enterro. O traslado custa mais de US$ 14 mil, e os parentes pediram ajuda à comunidade brasileira em Massachusetts.
Brasileiro tinha ficha policial e várias multas de trânsito

André Martins tinha uma longa ficha policial. Foi multado várias vezes por excesso de velocidade e, segundo a polícia, chegou a ser investigado por causa de denúncias de violência doméstica.

O pai de André, o policial aposentado Luiz Carlos Martins, que mora em Itapejara, no Paraná, já providenciou passaporte para viajar para os EUA a fim de decidir sobre o enterro e sobre o processo na Justiça americana. Ele recebeu na terça-feira a confirmação de que o promotor do caso, Michael O'Keefe, vai realizar uma investigação paralela à da polícia americana.

Martins disse que, segundo O'Keefe, ainda são obscuras as circunstâncias da tragédia. O promotor quer saber qual a razão de o policial ter atirado contra André e por que a janela traseira do carro foi estilhaçada. O promotor disse que André foi alertado de que deveria parar o carro, mas decidiu manobrar e chegou a bater no carro da polícia quando os tiros foram disparados.
Pai de André diz querer conversar com policial que matou o filho

Uma testemunha ouvida pelo jornal "Boston Globe" afirmou que ouviu o policial ordenar que André parasse o carro. O brasileiro chegou a ser levado para um hospital em Cape Cod, mas não resistiu.

A polícia de West Yarmouth informou que o brasileiro dirigia em alta velocidade, furou uma blitz e fugiu da perseguição do carro da polícia. A perseguição durou um minuto e meio, e acabou quando o carro colidiu no gramado de uma casa, onde o brasileiro foi morto. O pai do brasileiro morto quer se encontrar com o agente que fez os disparos.

- Quero conversar pessoalmente com esse policial que fez isso. Não tenho nenhum sentimento de raiva contra ele, mas acredito que realmente é uma situação muito difícil.

A cidade onde André Martins morava, no estado americano de Massachussets, está abalada com a morte dele. Os cartazes com pedidos de justiça pela morte de André Martins estão em casas e carros da comunidade brasileira em Hyannis.


O Globo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog