quinta-feira, 31 de julho de 2008

Trânsito maringaense mata uma pessoa a cada cinco dias

Na manhã desta quarta-feira, um garoto de 14 anos se tornou a sexta vítima fatal de acidentes de trânsito envolvendo bicicletas; chega a 39 o número de vítimas do trânsito em Maringá, em 2008



O trânsito de Maringá mata, em média, uma pessoa a cada cinco dias desde o início do ano. Foram 39 mortes até as 20h20 desta quarta-feira. A mais recente foi a do estudante Matheus Henrique Pereira Jesuíno, de 14 anos.

Ele ia de bicicleta ao dentista, na manhã desta quarta-feira, quando foi atingido por um caminhão na Praça Henrique Fregadolli, Zona 8. O caminhão seguia pela Avenida Nildo Ribeiro da Rocha e virou enquanto contornava a Praça para entrar na Avenida Gastão Vidigal.

Durante a conversão, o caminhão acertou com a parte direita do pára-choque a bicicleta do estudante, que foi jogado para debaixo do veículo.

“O motorista disse que viu a bicicleta e achou que ela também ia virar (na Gastão Vidigal)”, explicou um soldado da Polícia Militar, que ouviu o motorista.

O caminhão era conduzido por Pedro Pogian dos Santos, 76. O acidente aconteceu por volta das 9h30. Os socorristas do Serviço de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) tentaram, sem sucesso, ressuscitar o adolescente por meio de massagem cardíaca.

“Uma situação dessas sempre comove, sofremos junto ao ver a tristeza dos familiares”, lamentou o 1º tenente Lage, do Corpo de Bombeiros, demonstrando pesar com o desespero da mãe do estudante.

Elisângela Pereira, mãe de Matheus, chegou correndo à Praça quando o filho ainda na estava na ambulância. Abalada com a situação, ela foi amparada por amigos.

“Era para ele ir de ônibus”, murmurou Elisângela.

Segundo amigos da família, a avó do estudante pediu para ele pegar um ônibus para ir ao dentista. O adolescente preferiu ir de bicicleta e saiu de casa, na Rua Gilda de Abreu, Parque Residencial Cidade Alta, sofrendo o acidente minutos depois - a cerca de um quilômetro de onde morava.

O adolescente, que cresceu no bairro, teria ainda mais uma semana de férias antes de voltar para o último semestre da 8ª série, no Instituto Estadual de Educação.

Matheus é o terceiro ciclista a morrer em dois dias - e o sexto no ano. As duas outras mortes foram registradas na segunda-feira.

A primeira vítima foi o pedreiro Pedro Camiolo de Assis, 64. Ele morreu após bater com a bicicleta em um caminhão, no cruzamento das avenidas Colombo com Pedro Taques.

A outra morte foi a de Juvelino Cardoso Filho, 46. Ele estava internado na Santa Casa, desde sexta-feira, após ser atingido por um carro na esquina da Avenida XV de Novembro com a Rua Piratininga. O motorista fugiu sem prestar socorro à vítima.

Do total de seis mortes de ciclistas, cinco foram em acidentes com caminhão. Entre os acidentes com caminhão, quatro mortes foram por colisões e uma por queda ao pegar rabeira (carona à reboque do veículo).


O Diário do Norte do Paraná.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog