quinta-feira, 1 de maio de 2008

Urso de pelúcia serve de 'mãe adotiva' para macaco


Conchita nasceu há três semanas, mas a mãe estava muito doente para cuidar dela

Um macaquinho do zoológico de Londres que havia sido abandonado pela mãe doente está buscando carinho e aconchego de um urso de pelúcia.

O macaco do tipo mangabei-da-nuca-branca, extremamente raro, nasceu há três semanas em uma operação cesariana de emergência e recebeu o nome de Conchita.

A mãe do macaquinho estava seriamente doente e sem condições de cuidar do filhote.

Os funcionários do zoológico passaram a alimentar o animal, mas temiam que uma aproximação maior com humanos pudesse impedir que o macaco interagisse com sua própria espécie mais tarde.




Por isso, o urso de pelúcia foi colocado junto ao animal para oferecer-lhe aconchego enquanto a mãe se recupera.

"(Conchita) abraça o urso dia e noite. Quando ela está assustada, ela corre para o brinquedo como se fosse sua mãe", disse Andrea Payne, funcionária do zoológico responsável pelo animal ao jornal The Times.

O bicho de pelúcia foi escolhido cuidadosamente, pois tinha de ter o tamanho certo e feito de fibras que não provocariam danos quando mastigadas.

Mas o uso do urso de pelúcia é apenas temporário. Os funcionários do zoológico esperam que o animal possa estar novamente junto da mãe e do pai em algumas semanas.

A espécie mangabei-da-nuca-branca (Cercocebus atys lunulatus) antes comum em Gana, na África, está agora em extinção, com poucos animais ainda existentes.


BBC Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que coisa interessante, tenha um ótimo feriado, um grande abraço.

Pesquisar este blog