sábado, 31 de maio de 2008

Universidade dos EUA cria o primeiro carro de madeira





Novidade desenvolvida por estudantes terá 4,4 metros de comprimento.
Primeira aparição pública do veículo deve acontecer em agosto, nos EUA.


Alunos da Universidade do Estado de Carolina do Norte, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um protótipo, no mínimo, audacioso: um carro de alta performance todo feito em madeira.

Além da parte externa, o material também ajudou a confeccionar chassi, motor, rodas e suspensão. Isso mesmo. Suspensão. Apesar das piadas quando mencionaram colocar esse item em um carro de madeira, os estudantes escolheram a mais resistente da América do Norte - a Osage Orange (Laranjeira-de-Osage) -, para a montagem de um longbow (arco), devidamente colocado na parte da frente do veículo.

De acordo com o projeto, a inovação, que conta com o eixo transversal de um C5 Corvette, deve medir 4,4 m de comprimento por 2 m de largura. Um dos desafios agora é fazer com que seu peso não ultrapasse 1,1 tonelada.

Por uma questão de dinâmica, os estudantes resolveram ousar, colocando um motor de 600 cavalos na parte central do veículo. E os passageiros, devem estar se perguntando? Para resolver esse impasse, a frente da suspensão foi desenhada de modo com que os ocupantes possam se sentar com as pernas entre os triângulos de suspensão superiores e inferiores. Se a solução é confortável ou não ainda não se sabe, mas os estudantes prometem que a carona está garantida.

Falando em praticidade, Joe Harmon, responsável pelo design do carro, faz questão de ressaltar que não tem pretensão de comercializar o veículo. Ele também reforçou em seu site que um dos fatores que permitem com a inovação é o fato de estarem executando apenas de um projeto estudantil, sem nenhum tipo de cobrança.


Harmon Splinter, como é chamada a criação, deve fazer sua primeira aparição pública em uma feira de trabalhos em madeira que acontecerá no mês de agosto em Atlanta, nos Estados Unidos. No entanto, ainda não será funcional. Quem quiser ver esse veículo “cara-de-pau” em ação terá que esperar até o final do ano, quando ele deve ser dirigido pela primeira vez.

“Estamos construindo um supercarro com motor central e alta performance feito de compensados, como trabalho de conclusão de curso. A madeira será usada sempre que possível, incluindo o chassi, carroceria e grande parte das peças da suspensão e das rodas”, diz Harmon.


G1.

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