quinta-feira, 1 de maio de 2008

Erro Judiciário - Após 27 anos, DNA liberta preso nos EUA

Exame confirma erro em condenação de jovem negro por homicídio e estupro contra a própria namorada.

O americano James Woodward, de 55 anos, foi libertado na terça-feira por um tribunal de Dallas depois que um exame de DNA comprovou que ele foi equivocadamente condenado por homicídio e estupro contra sua namorada, há mais de 27 anos, informou a imprensa local. Nunca na história dos EUA ninguém havia passado tanto tempo preso por engano para ser em seguida libertado graças a um exame de DNA, de acordo com a imprensa local. Woodward é negro, o perfil mais comum entre as vítimas de erros judiciais em Dallas e no resto dos EUA.

É a 18ª vez que o Condado de Dallas liberta uma pessoa com base em exames de DNA feitos após a sentença, de acordo com o projeto Innocence, de Nova York, especializado em corrigir erros judiciais. Nenhum outro Condado dos EUA teve de voltar atrás tantas vezes, o que indica problemas no Judiciário local - que segundo críticos tem um histórico de discriminação racial.

- Chegamos a um momento de virada na questão das condenações equivocadas no Texas. Ninguém pode duvidar seriamente de que há um problema - disse o senador estadual Rodney Ellis na terça-feira (29) ao projeto Innocence.

Ellis disse também que haverá uma reunião no Legislativo local, em Austin, no dia 8, para determinar as causas dos erros judiciais no Texas e identificar reformas possíveis.


Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog