domingo, 25 de maio de 2008

Templo hindu concorda em abandonar lei 'anticueca'

Atitude ‘humilhante’ foi adotada depois de roubarem oferendas preciosas.
Em vez de impor que homens tirem a peça, santuário adotará vigilância eletrônica.


Homens encarregados de contar os preciosos donativos para um popular santuário hindu no sul da Índia não terão mais de tirar suas cuecas para executar o serviço.

A polícia e os líderes do templo proibiram a cueca no santuário de Sabarimala, no Estado de Kerala, há cinco anos, quando foi denunciada a presença de ladrões no meio deles. Agora, os responsáveis pelo local, que é dedicado à deusa Ayyappa, declararam que vão dar fim a essa prática, substituindo-a por sistemas eletrônicos de vigilância.

Os responsáveis pelo dinheiro, metais preciosos e jóias -- todos homens -- passaram a ser obrigados a ficar sem camisa e a usar apenas o dhoti, uma manta de algodão presa na cintura. E nada por baixo.

Eles acharam isso degradante, e o sindicato reclamou junto à Comissão de Direitos Humanos de Kerala. "Eles tinham de tirar a roupa diante de um encarregado antes de sair, para provar que não estavam levando nada escondido", disse Chavara Gopakumar, líder do sindicato. "É humilhante e um insulto à dignidade humana." A Comissão de Direitos Humanos concordou e interveio.


G1.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog