terça-feira, 6 de maio de 2008

Redução da maioridade penal é o último recurso para a diminuição da criminalidade, diz pesquisa

Pesquisa divulgada no dia 16 de abril pela Federação do Comércio (Fecomércio) do Rio de Janeiro indica que os brasileiros defendem as ações sociais, principalmente aquelas voltadas para os jovens, como estratégias eficazes e urgentes no combate à violência.



De acordo com o estudo, a redução da maioridade penal para 16 anos perdeu para todas as outras iniciativas apresentadas como possíveis soluções para a criminalidade. Nos diferentes cenários oferecidos aos entrevistados, 61% acham que é mais eficiente equipar a polícia do que diminuir a maioridade; 73%, acreditam mais no investimento em programas sociais voltados para crianças; 79% apostam na geração de mais empregos para jovens e 72% preferem a aprovação de leis e punições mais severas à redução.



Cerca de 32% das pessoas ouvidas acham que programas como o Primeiro Emprego são a saída para que jovens deixem a criminalidade. Em fevereiro do ano passado, o percentual era de 25%. O reforço no policiamento é apontado como solução para 37% dos entrevistados - 9% a menos do que em 2007. “Esse é um sinal de maturidade da população, que percebeu que a inclusão social de crianças e adolescentes é condição essencial para transformar a sociedade”, analisa o presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz.



Culpados – O estudo mostra também que 60% dos entrevistados defendem que o principal responsável pelo combate à violência é o Governo Federal. A responsabilidade das administrações estaduais e municipais na área seria menos cobrada, 23% e 14% respectivamente.



O levantamento foi realizado em nove regiões metropolitanas e 70 cidades do país. Foram entrevistadas mil pessoas entre os dias 24 e 29 de fevereiro deste ano.



Fonte: O Dia (RJ), Francisco Édson Alves; Jornal de Brasília (DF); O Globo (RJ), Ediane Merola; O Estado de São Paulo (SP), Felipe Werneck – (17/04)

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog