sexta-feira, 9 de maio de 2008

Presas deixam mensagem para Isabella em chão de pátio de penitenciária





O caso da morte da menina Isabella Nardoni não repercute somente nas ruas de São Paulo. As detentas da Penitenciária Feminina da Capital --para onde foi transferida a madrasta da menina, Anna Carolina Jatobá, 24,-- também mostram indignação com o crime. Imagens transmitidas pelo jornal "SPTV", da rede Globo, mostram um recado que as presas escreveram no chão de uma área usada para banho de sol: "Mensagem para Isabella: Presente de Dia das Mães. Assassina maldita", diz o recado deixado pelas presas no chão.

Anna Carolina e seu marido, Alexandre Nardoni, pai de Isabella, foram presos ontem (7) depois de a Justiça aceitar a denúncia (acusação formal) do Ministério Público e decretar a prisão preventiva do casal.

Com a notícia da prisão do casal, uma multidão se formou em frente ao prédio em Guarulhos (Grande SP), onde o casal estava hospedado. Alexandre e Anna Carolina deixaram o prédio sob gritos de "justiça e assassinos". A PM chegou a usar gás pimenta para dispersar os curiosos. A cena se repetiu em frente ao 9º Distrito Policial (Carandiru), onde ambos assinaram o mandado de prisão.

No presídio, que fica no Carandiru (zona norte), Anna Carolina deve passar ao menos dez dias no regime de observação --isolada de outras presas. A Secretaria da Administração Penitenciária não confirma se ela permanecerá separada após o prazo.

Ontem, a delegada Renata Pontes, que investigou a morte de Isabella, disse que as detentas ameaçavam se rebelar caso Anna Carolina fosse encaminhada para a Penitenciária Feminina. A secretaria, responsável pela unidade, não confirma.

Alexandre permanece preso na carceragem do 13º DP (Casa Verde, zona norte), onde há celas para homens com curso superior completo. Ele passou a noite sozinho na cela, que tem cerca de dois metros quadrados e um colchão.

Defesa

A expectativa é de que a defesa apresente ainda hoje o pedido de habeas corpus para o casal, que passou a ser réu no processo da morte de Isabella.

De acordo com o advogado Rogério Neres de Sousa, um dos três que representam o casal, a defesa deve se reunir hoje e, com base na decisão do juiz, elaborar o pedido de liberdade.

Crime

Alexandre e Anna Carolina são acusados pela morte de Isabella, que foi asfixiada e jogada do apartamento do casal --no sexto andar do edifício London (zona norte de São Paulo)-- na noite de 29 de março. O casal nega o crime e atribui o assassinato a uma terceira pessoa --assaltante ou desafeto--, que teria invadido o apartamento.

Para o promotor Francisco Cembranelli, Isabella foi asfixiada pela madrasta e jogada do apartamento pelo pai. Na denúncia, entregue terça-feira (6) à Justiça, Cembranelli também responsabiliza o casal por fraude processual --por ter alterado a cena do crime.

Ele aponta como provas contra o casal laudos periciais e versões de testemunhas --durante as investigações, mais de 60 pessoas foram ouvidas.

Preventiva

Em seu despacho, o juiz Maurício Fossen afirmou ter levado em consideração a conduta do casal, que "deixa transparecer que se tratam de pessoas desprovidas de sensibilidade moral e sem um mínimo de compaixão humana, ainda mais em se tratando do fato de que a vítima seria filha de um deles e enteada do outro".

Fossen descreve em sua decisão que considera que houve prova material do crime e indícios de autoria do casal. Ele justifica a decretação da prisão não somente para a conveniência do seguimento do processo como também para garantir a ordem pública "com o objetivo de tentar restabelecer o abalo gerado ao equilíbrio social por conta da gravidade e brutalidade com que o crime descrito na denúncia foi praticado".

O juiz marcou para o próximo dia 28 o interrogatório do casal. Após a conclusão do processo, os réus vão a julgamento. Em qualquer uma das fases do processo judicial, cabe recurso.


Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog