sábado, 17 de maio de 2008

É possível garantir direitos dos homossexuais mesmo sem aprovação de leis, diz professora

O reconhecimento em alguns tribunais de Justiça ao direito patrimonial de casais homossexuais não é garantia da oficialização de poucos direitos civis conquistados. A opinião é da professora do Departamento de Direito da Universidade de Brasília, Suzana Viegas.

Segundo ela, esse reconhecimento ainda é “tímido” e leis específicas para regulamentar esses direitos ajudariam, mas é possível ganhar a causa mesmo sem elas.

“Nosso ordenamento jurídico dispõe de diversos instrumentos para garantir esses direitos. Mas é claro que seria bom que essa categoria fosse reconhecida legalmente”, explica.

No entendimento de Suzana, a criminalização do preconceito já está implícita na Constituição, por isso ela não vê necessidade de aguardar uma lei para garantir esse direito.

“A Constituição prevê que todo tipo de discriminação é crime”, afirma.

Suzana aconselha os homossexuais que perdem um companheiro a procurar a Vara de Família se quiserem brigar pelo patrimônio conquistado junto.

“Apesar de haver divergências sobre se o adequado seria o processo correr na Vara Cível ou na de Família, isso ainda não está definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Eu acho que eles devem procurar a Vara de Família”, recomenda.

“O importante é que eles briguem pelos seus direitos. Se essas pessoas não fizerem isso, nada vai mudar”, completa.


Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog