sexta-feira, 9 de maio de 2008

Pelo menos 500.000 computadores em todo o mundo podem ter sido afetados por um novo vírus capaz de se espalhar com a ajuda de redes de compartilhamento de arquivos - conhecidas como peer-to-peer ou P2P. O alerta mundial foi divulgado nesta quinta-feira pela empresa de segurança na internet McAfee.

A praga virtual, do tipo cavalo-de-Tróia ( trojan), foi identificada como "Downloader-UA.h" pelo departamento Avert Labs no dia 6 de maio. Desde então, a empresa contabilizou que pelo menos 530.000 computadores reportaram a presença do software malicioso em um montante de dois milhões de máquinas escaneadas pela internet.

O vírus se espalha disfarçado de arquivos de músicas e vídeos com extensões MP3 ou MPEG. Em geral, segundo o TheRegister.com, os títulos usados pelos criminosos virtuais fazem o arquivo parecer uma faixa de música, um vídeo pornográfico ou versões completas de filmes populares. Entre as redes de compartilhamento comprovadamente identificadas como fontes de distribuição do vírus estão a eDonkey e a Limewire.

Quando recebe o arquivo, o usuário passa a ser bombardeado com anúncios em janelas (pop-up) e é convidado a instalar um codec (programa decodificador) para poder ver ou ouvir o suposto arquivo. Estes programas danificam o computador e expõem dados pessoais, informou, em comunicado, o analista da McAfee, Craig Schmugar, de acordo com a edição online do Washington Post. Segundo a empresa, no pacote de programas indesejados, instalado pelo vírus, está um player de arquivos MP3 que só executa faixas incluídas no próprio arquivo.

No site do Avert Labs ( http://www.avertlabs.com), a McAfee informa que a praga virtual foi classificada como de "médio risco", a mais alta medição nos últimos três anos. Uma das características que identifica o vírus como uma das piores pragas já registradas é a sua capacidade de ser executado e exibido em diversos idiomas, o que atrai usuário de qualquer país a baixá-lo.

A expectativa da McAfee é de que apenas 10% dos 500.000 computadores tenham de fato chegado a instalar o codec e expôr seus dados.


O Globo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog