sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mulher é acusada de levar garota ao suicídio por golpe no MySpace

da Associated Press, em Los Angeles

Lori Drew, uma habitante de Saint Louis, está sendo acusada nos Estados Unidos de ter participado de um trote no MySpace que levou ao suicídio de uma vizinha de 13 anos. Ela vai responder a processo por conspiração e por obter acesso fraudulento a um computador.

Drew é acusada de ajudar a criar uma conta na rede social sob um nome falso para convencer a garota, chamada Megan Meier, de que estava conversando com um garoto de 16 anos chamado Josh Evans. Meier se suicidou em outubro de 2006, após ter recebido mais de uma dezena de mensagens cruéis do perfil falso --um dos recados dizia que o mundo seria um lugar melhor sem ela.

Outras pessoas participaram do golpe, mas não responderão a processo, por enquanto. No mês passado, durante o programa "Good Morning America", da rede ABC, uma funcionária de Drew, Ashley Grills, 19, admitiu ter criado o perfil falso no MySpace, mas disse que sua chefe escreveu alguma das mensagens para Megan.

Segundo Grills, Drew sugeriu que elas fizessem o trote para saber o que Megan pensava sobre a filha da acusada, que era amiga da garota. Drew nega as acusações.

Grills também admite ter mandado a mensagem para Megan dizendo que o mundo seria um lugar melhor sem ela. Com o recado, tinha a intenção de terminar o "relacionamento virtual", porque sentiu que a "brincadeira" estava indo longe demais, alega.

Promessas

Elas utilizaram "Josh" para ter um relacionamento virtual com Megan, dizendo que ela era "sexy". Na troca de mensagens, o falso garoto chegou a dizer que amava a menina. Mas, em 16 de outubro de 2006, um recado de "Josh" dizia que "o mundo seria um lugar melhor sem Megan Meier". A garota se suicidou naquele dia.

"Eu estava tentando fazer com que ela ficasse brava, abandonando o caso, para que eu pudessem me livrar desse buraco do MySpace", disse Grills.

A morte da menina foi investigada pelas autoridades do Missouri, mas o processo não foi aceito pela Justiça local porque não se enquadrava nas leis do Estado. O julgamento será feito pela Justiça Federal em Los Angeles.

Limites

"A internet é um mundo em si só. As pessoas devem saber até onde elas devem ir. Eles [os acusados do crime] exploraram a fraqueza da garota", afirma Salvador Hernandez, um dos policiais do FBI em Los Angeles que investiga o caso. "Apesar de ela [Drew] não poder prever os resultados [do trote], ela é responsável por suas ações"

Segundo a acusação, Drew e sua colega "utilizaram informações obtidas no MySpace para atormentar, incomodar, humilhar e embaraçar a jovem".

"Eu estou muito feliz pelo fato de essa mulher ser processada pelas acusações que ela precisa enfrentar desde o dia que nós descobrimos o que estava acontecendo e desde que decidiu participar desse golpe ridículo", afirma Tina Meier, mãe de Megan.

Segundo Meier, a garota estava sob tratamento para déficit de atenção e depressão. A mãe afirma que Drew sabia que a menina estava sob medicação. Em um comunicado, o MySpace, que é considerado vítima no processo, afirma que "não tolera o cyberbullying" e que está colaborando com a Justiça.


Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog