sexta-feira, 16 de maio de 2008

Máquina de cigarros analisa rugas do comprador e decide se ele pode fumar

Empresa japonesa criou sistema que identifica idade do fumante.
Se a máquina achar que ele é menor de 20 anos, não vende.


Máquinas que vendem cigarros no Japão em breve serão capazes de detectar rugas, pés-de-galinha, estrutura óssea e flacidez no rosto dos compradores. O objetivo das "máquinas inteligentes" é identificar se o cliente tem idade suficiente para fumar.

Pelas leis japonesas, a idade mínima para fumar é de 20 anos. Até julho, as 570 mil máquinas de cigarros do país deverão se adequar a essa determinação. Uma das empresas, a Fujitaka, desenvolveu um sistema que estima a idade do freguês analisando suas características faciais.

O comprador deve olhar para uma câmera digital instalada na máquina. O sistema então compara os traços com os dados de outras 100 mil pessoas guardados na memória.

Uma das críticas ao sistema é quanto à sua precisão. Segundo Hajime Yamamoto, porta-voz da Fujitaka, a invenção acerta em 90% dos casos. Os 10% restantes entram na chamada zona cinzenta, que inclui menores que parecem mais velhos e adultos com cara de bebê. Esses terão que inserir a carteira de motorista na máquina.

O número de fumantes jovens vem caindo no Japão. Em 2004, 13% dos rapazes e 4% das garotas entre 17 e 18 anos fumavam diariamente.


G1.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog