segunda-feira, 12 de maio de 2008

Encerrada busca por padre que se aventurou com balões





O Corpo de Bombeiros Voluntários da Penha, no litoral norte de Santa Catarina, encerrou ao meio-dia deste domingo (11) as buscas pelo padre Adelir Antônio de Carli, que duraram três semanas. O padre desapareceu no domingo de 20 de abril depois de levantar vôo da cidade de Paranaguá, no litoral do Paraná, com o objetivo de bater um recorde: voar por 20 horas usando balões de festa, preenchidos com gás hélio.

O comandante dos bombeiros, Johnny Eurico Coelho, que liderou as buscas, informou que ainda neste domingo irá a Paranaguá, onde vive a família do padre, para comunicar oficialmente o fim das buscas e relatar todo o esforço realizado nos últimos dias para encontrar o religioso. "Fizemos o possível, procuramos em todos os lugares mas infelizmente não conseguimos nenhuma pista", afirmou Coelho. As buscas envolveram 90 bombeiros, além de integrantes da Marinha, Exército e da Aeronáutica. Pescadores e empresários da região também ajudaram com o empréstimo de barcos e aviões.

De acordo com o comandante, cerca de 10 milhões de metros quadrados de matas foram vasculhados, assim como 240 km da costa entre São Francisco do Sul e Porto Belo, no litoral catarinense

O comandante dos bombeiros ressaltou que as buscas podem ser reiniciadas se houver alguma pista concreta da localização do padre. "Não sabemos se o padre caiu em mar ou terra e por isso precisamos de uma pista realmente forte para reiniciar a busca", afirmou.

Mau tempo

O padre decolou de Paranaguá, com o objetivo de ir até o Oeste do Paraná. Mas o vento forte acabou levando Carli até o litoral de Santa Catarina. No meio da tarde, em 20 de abril, ele fez um pedido de ajuda. "Preciso entrar em contato com o pessoal, para que eles me ensinem a operar esse GPS, para dar as coordenadas de latitude e longitude, que é a única forma que alguém por terra possa saber onde eu estou."

O último contato foi feito por volta das 21h. Durante as buscas, foram encontrados balões na região da Penha e em Florianópolis.

Orações

Os amigos dizem que o padre Adelir de Carli sempre foi fã de esportes radicais. Ele foi do Paraná para a Argentina em 13 de janeiro deste ano, pendurado a balões de gás. O religioso levantou vôo na cidade de Ampére. Os balões atingiram 5,3 mil metros de altitude e a viagem durou quatro horas. Para se aproximar do chão e pousar, Carli usou um estilete: foi furando e soltando uma parte dos balões.

Carli foi ordenado padre em agosto de 2003 e tornou-se responsável pela Paróquia de São Cristóvão, em Paranaguá, em meados de 2004. Ele criou a Pastoral Rodoviária, que presta apoio a caminhoneiros que trafegam pela BR-277. O religioso promovia vôos de balões para divulgar esse projeto.

Os fiéis rezaram durante 24 horas nas últimas semanas. O bispo Dom João Alves dos Santos, da Diocese de Paranaguá, assumiu interinamente a paróquia.


Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog