terça-feira, 20 de maio de 2008

Conferência discute políticas públicas para homossexuais no Paraná

A quantidade de assassinatos de homossexuais no país e as pesquisas, que comprovam a discriminação de gêneros principalmente entre adolescentes, nortearam a Conferência Paranaense de Direitos Humanos e Políticas Públicas de Gays, Bissexuais, Lésbicas, Travestis e Transexuais (GBLT) realizada neste fim de semana, em Curitiba.

De acordo dados mostrados durante o encontro, 2,8 mil homossexuais foram mortos, em todo o Brasil, no ano passado, dos quais 135, no Paraná. Além disso, números da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) mostram que 40% dos adolescentes não gostariam de freqüentar a mesma sala de aula de homossexuais e 60% dos professores não saberiam lidar com estudantes que se relacionam com pessoas do mesmo sexo.

Segundo o líder nacional do Movimento GBLT, Toni Reis, estatísticas como essas demonstram claramente a necessidade de definição de políticas públicas para garantir a cidadania desses grupos. “Embora reconheçamos que alguma coisa está sendo feita, como o fato de o Brasil ser o primeiro país a realizar conferências organizadas tanto pelo governo federal quanto pelo estadual”.

De acordo com Reis, é necessário destacar também a maturidade com que todos os setores do governo e da sociedade estão tratando do assunto, principalmente na luta pela aprovação da legislação contra a homofobia.

“Queremos que o Paraná tenha uma frente parlamentar pela cidadania dos GBLTs, que trate das leis estaduais, que punam crimes de discriminação e preconceito. Já conseguimos nesta conferência definir a criação do Programa de Discriminação e Erradicação da Homofobia no Paraná, que terá representantes de diversas secretarias do governo e sociedade”, completou.

As reivindicações aprovadas durante a conferência serão levadas a Brasília pelos 23 representantes eleitos no encontro. As propostas vão ajudar na elaboração de políticas públicas nacionais nas áreas de segurança, saúde, cultura, turismo, emprego, comunicação, esportes, igualdade racial e direitos das pessoas idosas e com deficiência.


Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog