quarta-feira, 14 de maio de 2008

Carta de apresentação é o anexo do currículo

Documento, que nem sempre é pedido pelas empresas, serve para apresentar estilo e comportamento do candidato a uma vaga. Aprenda como elaborá-lo.

Para conseguir emprego, além de ter um currículo bem feito, convém redigir uma carta de apresentação para a vaga em questão. O documento é um anexo ao histórico da experiência de um profissional e serve para mostrar o estilo da pessoa ao analista que vai fazer o recrutamento. Só que a carta deve ser redigida com muito cuidado, para conquistar a empresa que oferece a oportunidade.

A professora Maria de Lourdes da Silva, da Ponto Cursos, ensina que o currículo contém as competências técnicas do profissional, enquanto a carta de apresentação é um instrumento onde são demonstradas, pelas colocações, as atitudes e o comportamento da pessoa. “Portanto, o papel da carta de apresentação é motivar, encorajar o analista da empresa a lê-la até o final e a apreciar com atenção especial o currículo anexo”, diz.

Diferencial

A consultora em carreira Angela Busse, da First Hand RH, descreve a carta de apresentação “como uma forma simpática de enviar o currículo”. “Nessa carta, o candidato à vaga apresenta de maneira bastante resumida suas habilidades porque, muitas vezes, se ela tiver mais de cinco linhas, o avaliador não lê”. Algumas empresas podem exigir esse recurso de apresentação em processos seletivos, mas, segundo Angela, é uma solicitação rara. “Na maioria dos casos, é o próprio candidato que decide enviar ou não uma carta de apresentação. Não é obrigatório, mas pode ser um diferencial”.

Segundo Maria de Lourdes, a carta não pode conter erros de português. “A pessoa que fala bem, que escreve bem, que tem a capacidade de demonstrar organização de idéias, boa articulação de raciocínio, demonstra desenvoltura, cria com seu leitor uma espécie de sedução, de encantamento, mesmo um não conhecendo o outro”, justifica.

É importante não confundir carta de apresentação com carta de referência. “A carta de apresentação é um resumo em forma de correspondência escrito pelo próprio candidato a determinada vaga, enviado anexo ao currículo. A carta de referência é feita por uma empresa na qual o indivíduo já trabalhou, ou seja, é a empresa que descreve as habilidade de seu antigo funcionário”, esclarece Angela.


Gazeta do Povo.

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