quarta-feira, 21 de maio de 2008

Caminhão está sendo usado como cela em Ribeirão Preto

Desde segunda-feira, quem é detido pela polícia em Ribeirão Preto pode ficar preso em um caminhão usado para transporte de presos. O veículo, que está no pátio do 1º Distrito Policial, é usado para receber novos detentos. Isto porque uma cela do anexo do 1º DP e outras duas do 2º plantão policial já estão lotadas. O problema começou depois da interdição do Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade. No dia 11 de abril, dois pavilhões foram destruídos durante uma rebelião. Agora, sem vagas na carceragem, a saída da polícia foi improvisar.

- É uma condição excepcionalíssima. Se não conseguirmos encontrar vaga para a remoção desses presos, teremos de utilizar esse caminhão caso haja necessidade - afirmou o delegado Ariovaldo Torrieri Júnior.

Segundo o delegado seccional de Ribeirão Preto, Rafael Rabinovici, há atualmente 27 presos nas celas das duas delegacias. Cada uma delas tem capacidade para apenas seis detentos.

- Não temos para onde mandá-los, em razão de problemas no CDP - disse.

Rabinovici também disse que, desde a rebelião ocorrida no CDP, a polícia já transferiu pelo menos 60 presos para outras comarcas.

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Preto está denunciando irregularidades em celas de dois distritos policiais da cidade. O advogado José Ricardo Guimarães Filho, membro da comissão, afirma que, durante visita às celas, foram verificadas várias irregularidades.

Segundo ele, os presos estão misturados nas celas.

- Lá há presos provisórios, que deveriam estar separados, e presos em flagrante, que teriam de ser levados para o Centro de Detenção Provisório. Eles não poderiam estar juntos, pois isso é uma situação ilegal - disse.

Guimarães Filho também disse que a denúncia foi feita à secretaria estadual da Justiça. A comissão também pediu providências urgentes à secretaria de administração Penitenciária.

- Já temos um CDP pronto em Serra Azul, que já poderia estar funcionando e recebendo detentos. Estão faltando apenas funcionários, mas a secretaria está tendo dificuldades para resolver uma coisa que, em princípio, nos parece fácil", afirmou o membro da OAB.

A secretaria de administração Penitenciária informou que não vai se manifestar sobre o assunto. Mas disse que o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Serra Azul deve começar a funcionar até o final do primeiro semestre.


O Globo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog