sexta-feira, 16 de maio de 2008

Caçando morcegos





Ingresso é sempre um problema. Essa é uma das lições que eu não canso de aprender em Londres. Aqui, nem sempre se pode fazer o que vem à cabeça, pois o risco de se topar com um cartaz "sold out" é grande.

Até mesmo eventos aparentemente menos populares, como uma caminhada coletiva à procura de morcegos, exigem planejamento prévio.

Não, eu não inventei isso. Na semana passada, o Parque de Dulwich, no sul de Londres, a algumas quadras da minha casa, ofereceu um passeio noturno na companhia de especialistas em morcegos.

Não sei se foi o inusitado da coisa, ou se foram as recomendações que recebi de um colega que já havia feito o passeio, mas resolvi dar uma chance aos morcegos.

Infelizmente, resolvi fazer as coisas da forma não-londrina, sem comprar ingressos antes. Cheguei cinco minutos depois da "bat-hora" que estava anunciada no cartaz e me dei mal: "sold out".

Cordialmente, uma funcionária do parque me disse que eu não poderia participar da palestra prévia com os especialistas e nem do comes-e-bebes preparado para o evento. Mas, se quisesse, poderia me juntar ao grupo quando começasse a caminhada.

O sucesso do evento me impressionou. Além das 50 pessoas organizadas e pontuais que compraram o ingresso antecipado e compareceram na hora, outras 50 ficaram na mesma situação que eu e se anexaram ao grupo.

Éramos cem pessoas em plena noite quente de sexta-feira vagando pelo parque com lanternas e "bat-detectores" - uma espécie de rádio que capta os sons dos diferentes tipos de criaturas.

A verdade é que para mim um "tour de morcegos" desses pode ser algo estranho, mas para quem é britânico imagino que faça mais sentido e tenha um apelo interessante.

Os britânicos são obcecados com seus jardins e parques. Um panfleto distribuído no começo do evento ensina os participantes a identificar os diferentes tipos de morcegos e torná-los aliados na conservação de plantas e jardins (você sabia que um morcego pode comer até três mil insetos em apenas uma noite?).

Os mais interessados podem ligar para um "Bat-Fone", onde recebem orientações mais aprofundadas sobre como criar um "porto seguro para morcegos no seu próprio jardim". E quem estiver um nível acima disso pode se filiar ao Programa Nacional de Monitoramento de Morcegos e ajudar a Grã-Bretanha a descobrir novas espécies.

Aos poucos, estou descobrindo que não existe evento aparentemente menos popular aqui. Também já estou consultando a programação de maio de 2009.


BBC Brasil.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog