sexta-feira, 16 de maio de 2008

Associação diz que mudanças aprovadas na Câmara modernizam Código Penal

As mudanças no Código Penal aprovadas ontem (14) pela Câmara dos Deputados modernizaram as normas processuais e penais “diante da mudança da realidade que a sociedade enfrenta hoje”, segundo o vice-presidente de Comunicação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Cláudio Dell'Orto.

“Parece que essas medidas vão reduzir a impunidade e o processo tende a se tornar mais rápido”, avaliou Dell'Orto ao comentar o projeto que diminui o tempo de debate destinado à acusação e à defesa, passando de duas horas para uma hora e meia.

O juiz também aprovou o fim de novo juri quando a sentença condenatória for superior a 20 anos. “Não há uma razoabilidade em realizar um novo julgamento simplesmente porque a pena aplicada foi considerada elevada”, disse.

Cláudio Dell'Orto manifestou satisfação em relação ao projeto que facilita o sequestro de bens de pessoas indiciadas. Para ele, a medida ajuda a tornar negativa a relação custo benefício da atividade criminosa.

“Porque se não o cara é condenado, cumpre uma pena, mas saí rico da cadeia, isso não pode acontecer”, argumentou.

Outro projeto que o magistrado avaliou positivamente foi o que regulamenta o uso de meios eletrônicos, como pulseiras e tornozeleiras, para o monitoramento de condenados em liberdade condicional.

Dell'Orto desqualificou a possibilidade desse tipo de monitoramento ser enquadrado como invasão de privacidade. “Se essas pessoas não estivessem em liberdade condicional, elas estariam presas, e não há invasão de privacidade maior do que a prisão”, argumentou.

Dos projetos aprovados, Dell'Orto considerou inadequado apenas o que determina que o juiz, ao determinar uma pena, considere crimes cometidos pelo infrator quando era menor de idade. O magistrado acredita que “a consideração de antecedentes de um momento da vida dele no qual ele ainda não tinha responsabilidade penal fere os princípios do processo penal brasileiro”.


Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog