segunda-feira, 21 de julho de 2008

Brasil, Colômbia e Peru assinam acordo de combate ao tráfico pela Amazônia

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou, junto com os líderes da Colômbia, Álvaro Uribe, e do Peru, Alan García, um acordo que prevê o combate conjunto ao tráfico de armas e drogas pelos rios da região amazônica.

O convênio, assinado na cidade de Letícia, na Colômbia, visa estimular o "trabalho coordenado" entre as partes na luta contra o "tráfico ilícito de entorpecentes, as substâncias psicotrópicas e seus delitos conexos, o contrabando de produtos químicos, o crime transnacional, o tráfico ilícito de armas, munição e explosivos, e outras atividades criminosas".

O acordo prevê também a criação de "um mecanismo que melhore a coordenação, a cooperação e a eficiência das operações fluviais e de controle dos rios fronteiriços e/ou comuns (...), com a plena sujeição aos acordos internacionais vigentes entre as partes".

O encontro entre os três presidentes ocorreu na sede do Banco da República em Leticia, capital do departamento (Estado) colombiano do Amazonas, onde Lula e seus colegas aproveitaram para conversar sobre a segurança nas fronteiras e o comércio.

O ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, destacou que o acordo tem importância especial porque os rios da Floresta Amazônica "são estradas usadas pelo crime para o terrorismo".

"À medida que os três países forem colaborando conjuntamente para controlá-los, nos tornaremos mais eficientes (...). Este é o tipo de vizinhança que nos convém", acrescentou Santos.

Durante a reunião, os líderes sul-americanos trocaram opiniões sobre a situação regional, destacaram a assinatura do tratado constitutivo da União de Nações Sul-americanas (Unasul) e reiteraram a vontade e o compromisso de fazerem avançar a construção de um espaço de integração e união regional.

Segundo um comunicado de seis pontos sobre a reunião, "os líderes decidiram convocar a primeira reunião tripartida de coordenação fronteiriça de instituições colombianas, brasileiras e peruanas na luta contra as drogas" para o segundo semestre de 2008, na cidade de Iquitos, no Peru.

Além disso, concordaram que a rede fluvial amazônica é importante para a integração e a complementação econômica.

Lula, Uribe e García anunciaram que serão realizados estudos técnicos sobre a navegabilidade do rio Putumayo e sua articulação com o eixo Amazonas-Pacífico.

Os três também vão aprofundar as discussões sobre segurança e infra-estrutura, temas relacionados a uma maior integração e ao maior desenvolvimento da zona de fronteira comum.

Celebração

Lula e Garcia participaram neste domingo, em Leticia, da celebração do Dia da Independência, em comemoração aos 198 anos da independência colombiana.

A data motivou manifestações e marchas em todo o mundo pela libertação dos cerca de 3.000 reféns colombianos.

Em seu discurso, Lula também pediu pela libertação dos milhares seqüestrados. "Só uma palavra. De um poeta brasileiro que uma vez escreveu uma frase muito bonita sobre a liberdade. Ele gritava: "liberdade, liberdade nos abrace, liberdade, liberdade nos abrace, liberdade, liberdade para todos"", disse Lula em português.

Em seguida, o presidente peruano García mencionou os anos em que viveu exilado na Colômbia e disse: "que tenha fim a horrível noite, que se abra o caminho da vitória do povo colombiano e de seu projeto independente de liberdade'.

García e Lula presidiram com o líder colombiano, Alvaro Uribe, a parada militar em ocasião da festa Nacional da Colômbia, realizada este ano nesta cidade localizada na fronteira com Brasil e Peru.

Agradecimentos

Uribe agradeceu ao presidente Lula e ao governante peruano pela presença na celebração do Dia da Independência da Colômbia e por pedir a libertação dos seqüestrados.

"Presidente Lula, jamais os colombianos esquecerão que veio nos acompanhar neste 20 de julho", disse Uribe.

Antes do encontro, os presidentes puseram suas mãos em tinta verde e as estamparam sobre um cartaz branco colocado na praça central de Leticia, no qual se lia 'No Amazonas, também deixamos marcas de paz'.

Lula concluiu em Leticia uma visita de dois dias à Colômbia, durante a qual tratou de impulsionar o comércio entre os dois países e manifestou seu apoio a Uribe. García, por sua vez, passou algumas horas na cidade, após participar da manifestação convocada pelos colombianos em Lima em favor da liberdade dos seqüestrados.

Ao chefe de Estado peruano, Uribe afirmou que os colombianos jamais vão esquecer que, neste sábado, marchou pelas ruas de Lima envolvido na bandeira da Colômbia para pedir a liberdade dos seqüestrados.

O presidente peruano manifestou a solidariedade e o abraço fraterno dos latino-americanos com a Colômbia, em "uma luta que é nossa", disse, antes de gritar: "Viva a paz na Colômbia".

Uribe discursou aos presentes e agradeceu o "grito da liberdade se manda uma mensagem de força, que vai derrotar o terrorismo".


Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog