quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Crime organizado agora usa crianças para levar drogas e celulares a presídios

SÃO PAULO - O crime organizado agora usa crianças para driblar a lei. Um levantamento do Conselho Tutelar de Mirandópolis revela que só este ano, 20 crianças foram flagradas tentando entrar nas penitenciárias da região de Araçatuba com drogas ou celulares.

O caso mais recente foi registrado sábado, dia 29. Duas crianças de 5 e 6 anos, tiveram os cabelos cortados e perucas afixadas com cola. As próprias mães fizeram isso. Sob as perucas dos filhos, estavam carcaças de celulares, baterias, chips e carregadores.

O celular é usado pelos presos para comandar o tráfico de drogas e ações criminosas fora das penitenciárias. Na região de Araçatuba, 99% de todas as mulheres presas nas cadeias foram flagradas transportando entorpecentes. As drogas tinham como destino as penitenciárias. Como o cerco em cima das mulheres é maior, crianças passaram a ser opção.

O promotor da Vara da Infância e da Juventude Lindson Gimenes de Almeida afirma que o momento é de muita preocupação. Segundo ele, os pais que colocam os filhos em situação de violência ou de humilhação podem pegar de seis meses a dois anos de cadeia e perder a guarda da criança.

Apesar das denúncias do Ministério Público, presos continuam a usar celular atrás das grades e comandar crimes. Para o MP, a preocupação do sistema penitenciário já não é mais recuperar o criminoso, mas impedir que continue agindo de dentro dos presídios.

O Globo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog