terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Capes lança edital para seleção de bolsistas

RIO - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou nesta segunda-feira um edital para a seleção de bolsistas interessados em fazer o doutorado pleno no exterior (sistema balcão) nas diferentes áreas do conhecimento. O concurso concederá até cem bolsas, com vigência a partir do segundo semestre de 2009. As bolsas destinam-se a candidatos de comprovado desempenho acadêmico cujas pesquisas não possam ser realizadas no Brasil (total ou parcialmente) e que se dirijam a instituições estrangeiras de excelência, com exceção daquelas localizadas nos Estados Unidos e na Alemanha, países para os quais há editais específicos. As inscrições para o novo edital vão até 15 de janeiro.

Em março, a Capes havia suspendido a concessão de novas bolsas para o doutorado pleno no exterior (sistema balcão), com exceção para os estudos feitos nos Estados Unidos. Durante o período em que não foram dadas novas bolsas, o órgão solicitou aos coordenadores de cada uma das suas 47 áreas e a seus comitês que indicassem os temas de pesquisa em que o Brasil ainda necessita de formação no exterior. Agora, o projeto apresentado pelos candidatos ao doutorado pleno no exterior devem estar preferencialmente relacionados a um dos temas, linhas ou áreas de pesquisa indicados pelas diferentes coordenações de área da Capes como de interesse para a formação de doutores no exterior. Entre as prioridades citadas pelas coordenações de áreas estão os estudos em oceanografia biológica, toxicologia de medicamentos, combustão e propulsão, navegação inercial, energia limpa, farmacoeconomia e microbiologia.

Inicialmente, a bolsa terá duração máxima de 12 meses. Sua renovação dependerá do desempenho acadêmico do bolsista. A duração total da bolsa não poderá ultrapassar 48 meses, com vigência até o mês da defesa da tese de doutorado. A previsão é de que o resultado da seleção final seja divulgado em 20 de junho de 2009.

Confira o Edital lançado pela Capes

O Globo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog