O professor Pasquale Cipro Neto apresenta a palestra "Caminhos e Descaminhos da Língua Portuguesa", no Teatro Marista, em Maringá, nesta quarta-feira, às 20 horas.
Pasquale é consultor do Departamento de Jornalismo da Rede Globo, colunista dos jornais Folha de S. Paulo e Diário do Grande ABC e apresentador do programa Nossa Língua Portuguesa, veiculado desde 1994 pela TV Cultura e Rádio Cultura AM.
Na Folha, onde atua há 18 anos, é responsável pelo Programa de Qualidade e pela Editoria de Treinamento. Ele começou a lecionar Língua Portuguesa em 1975 e desde então, colabora com a popularização dos conhecimentos em gramática, ortografia e outras particularidades do idioma.
Pasquale considera inútil o Acordo Ortográfico, com o objetivo de unificar a regras de escrita em todos os países onde se fala o Português. Entre outras coisas, as novas regras eliminam o trema, o acento agudo em alguns ditongos abertos e o hífen em diversas palavras.
O acordo entra em vigor no Brasil em 2009, nos textos e documentos oficiais. Nos livros didáticos brasileiros, as mudanças começam em 2010. Apenas em 2012, o Acordo Ortográfico será considerado obrigatório no País.
Para Pasquale, essas mudanças não alteram em nada a projeção do Português no mundo. O professor acredita que as regras geralmente demoram a ser aceitas. A última mudança, realizada em 1971, ainda não foi totalmente absorvida no País.
Pasquale escreveu oito livros sobre o tema, além de diversos CD-ROMs. A promoção da palestra é do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Viapar e Rádio Maringá FM.
O Diário do Norte do Paraná.
Pelos menos alguma coisa boa acontece em Maringá, em relação a educação..falta incentivo na cidade em relação a educação, bons congressos e eventos, com nomes importantes e que saibam o que estão falando. Parabéns pela iniciativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário