sexta-feira, 27 de junho de 2008

Violência contra criança e adolescente cresce em SP

Só este ano, já foram mais de três mil denúncias de maus-tratos em SP.
Disque-Denúncia recebe mais de 500 chamadas por mês.


Os casos de violência contra crianças e adolescentes já ocupam o terceiro lugar na lista do Disque-Denúncia em São Paulo. Só este ano, já foram mais de 3 mil denúncias de maus-tratos contra vítimas indefesas.

Os atendentes do Disque-Denúncia recebem mais de 500 chamadas por mês informando sobre maus-tratos contra crianças e adolescentes. O número de ligações só é maior pra denunciar tráfico de drogas e jogos de azar.

“As próprias crianças que sofrem violência acabam nos chamando e a gente atende porque percebe que não é um trote”, disse o superintendente do Instituto São Paulo contra a Violência, José Roberto Bellintani.

Quem liga para o 181 no estado de São Paulo recebe uma senha para acompanhar o processo e tem a garantia de anonimato. Em mais de 70% das denúncias, quem maltrata é alguém da família. Por isso, uma das primeiras providências que a Justiça toma é afastar a criança de casa e encaminhá-la para um abrigo.

“[As crianças] chegam com baixa auto-estima, muito magoadas pela vida. Elas ainda entendem que o toque do adulto é doloroso”, disse Regina Moutinho, pedagoga e diretora de um abrigo em São Paulo. Ela explica que, além de marcas de agressão, outros sinais podem indicar um caso de maus-tratos como: a criança não brincar, ficar isolada dos amigos, não sorrir, perder o cuidado com a própria aparência (não penteia o cabelo e se veste de qualquer jeito), é agressiva, sentir sono na escola por não se sentir segura em casa para dormir.

As crianças passam, no mínimo, um ano no abrigo. Estudam, brincam, recebem carinho e retomam aos poucos o contato com a família. Até que estejam prontas para ter uma casa de novo.

O abrigo também dá assistência às famílias. Mas quando não é possível voltar a morar com os pais, a criança é encaminhada pela Justiça à casa de parentes. A adoção é a última alternativa.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog