Desde 2006, o álcool ao volante se tornou a primeira causa de mortalidade no trânsito na França. O número de vítimas tem diminuído no país (4.620 no ano passado - 1,9% menos em relação a 2006), mas o álcool superou a velocidade na classificação das principais causas.
Diariamente, o trânsito provoca na França uma média de 300 feridos e 13 mortos, três deles por abuso de álcool.
Em 2007, 1.031 mortes e 4.790 feridos hospitalizados foram atribuídos ao consumo excessivo de bebida alcoólica. Segundo as estimativas de 2007, se nenhum condutor tivesse uma taxa de alcoolemia positiva, o número de acidentes poderia ter sido reduzido em 26,9%.
A eventual aplicação da tolerância zero ao álcool no trânsito foi debatida no ano passado na França pelos 42 integrantes do Conselho Nacional de Segurança nas Estradas, órgão independente do governo. A medida foi rejeitada com base em estudos que demonstram que os acidentes mortais são originados por condutores com taxas de álcool muito elevada, entre 1,6 g/l e 2 g/l.
- A prioridade é tratar dos casos que originam os acidentes. Não é entre as taxas de 0 a 0,5 g/l, ou mesmo até 0,8 g/l, que eles ocorrem, mas em índices superiores a 1,6 g/l. A partir dessa análise, decidimos não adotar a tolerância zero - explica a ZH a delegada interministerial para a segurança nas estradas, Cécile Petit.
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, estipulou como meta de governo até 2012, data do final de seu mandato, a redução do número de vítimas anuais no trânsito para abaixo de 3 mil e a redução de 50% do total de mortes ocasionadas pela alcoolemia. Para isso, foi deflagrado um plano especial para combater o álcool no trânsito.
Como medida de prevenção, foi estimulada a auto-avaliação dos condutores por meio da venda de etilotestes químicos a preço módico (1 euro cada ou R$ 2,51). Também foi imposto a estabelecimentos noturnos a obrigação de oferecer etilotestes eletrônicos aos clientes que desejarem se testar para saber se têm condições de dirigir.
O governo lançou campanhas, principalmente direcionada aos jovens, para incentivar nas baladas noturnas a eleição de um condutor que não beba e que conduza o grupo de amigos em segurança de volta para casa.
Para o início do ano letivo de 2009, foi estipulada, entre outras medidas, a obrigação da implantação de etilotestes eletrônicos nos veículos escolares, que impedem a partida do motor caso o teste se revele positivo.
Zero Hora.
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