quinta-feira, 3 de julho de 2008

Redes brasileiras participam de encontro de redução de danos em Viena

Brasília, 2 de julho de 2008 - As redes brasileiras de redução de danos - REDUC (Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos) e ABORDA (Associação Brasileira de Redutoras e Redutores de Danos) - participam entre 7 e 9 de julho do "Fórum Global de ONGs Beyond 2008", na sede do Escritório da ONU contra Drogas e Crime (UNODC) em Viena, Áustria.
O fórum finaliza um conjunto de consultas regionais que ocorreram em vários lugares do mundo - inclusive no Brasil - neste ano, com o objetivo de revisar a política de drogas mundial, seus avanços e desafios, na perspectiva da redução da oferta, redução da demanda e redução de danos. Redução de Danos é uma política oficial do UNODC e de diversos países-membros da ONU, inclusive do Brasil, que visa reduzir os riscos associados ao uso prejudicial de álcool e outras drogas, inclusive o HIV/Aids, hepatite e outros.

O Fórum faz parte de uma série de reuniões consultivas que revisam os progressos em relação à demanda de drogas e à redução de danos. As considerações irão contribuir para que em março de 2009 a Comissão de Narcóticos discuta diretrizes futuras para políticas internacionais sobre drogas.

A ABORDA e a REDUC levam documento que destaca temas como "A nova estrutura do Direito Penal das drogas no Brasil: antecedentes e estatuto político-criminal da lei de drogas"; "Políticas de drogas e violência estrutural", "Políticas de saúde para pessoas que usam álcool e outras drogas no Brasil", "Políticas de drogas e cidadania", "As políticas de álcool no cenário nacional".

Além de tornarem público os documentos, as duas instituições irão defender posições que visem à garantia da participação do movimento social de redução de danos e de pessoas que usam álcool e outras drogas na construção coletiva de políticas públicas que garantam os direitos desta população e descriminalização da conduta do usuário de drogas como estratégia de redução de danos sociais e à saúde.

A ABORDA e a REDUC contam com as sugestões, opiniões e encaminhamentos de todos que militam na Redução de Danos, acreditando ser esta uma estratégia democrática para o enfrentamento de políticas excludentes e repressivas em relação ao fenômeno mundial de drogas.
As redes também têm como tarefa pautar a lei de tolerância zero para o álcool no Brasil, avaliando junto ao cenário internacional seus prós e contras.

REDUC - Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos / www.reduc.org.br / reduc.rede@terra.com.br

ABORDA - Associação Brasileira de Redutoras e Redutores de Danos / www.abordabrasil.org /aborda@abordabrasil.org

Contatos para entrevista sobre a reunião global de Organizações Não Governamentais sobre política de álcool e drogas e as estratégias de redução de danos:

Dênis Petuco - 0 XX 51 9913-6759
Daniela Trigueiros - 0 XX 11 8272-7629


ONU Brasil.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog