quarta-feira, 23 de julho de 2008

AMB: Nomes dos candidatos que respondem a processos já está disponível

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou na tarde desta terça-feira, 22 de julho, os nomes dos candidatos a prefeito e vice-prefeito das capitais que respondem a ações penais, de improbidade administrativa e eleitoral. A apresentação dos resultados foi feita à imprensa pelo secretário-geral da entidade, Paulo Henrique Machado, que reafirmou que a AMB apenas reuniu dados públicos, disponíveis ao acesso de qualquer cidadão. “A AMB não está emitindo nenhum juízo de valor. Cabe somente ao eleitor decidir se essa informação é relevante ou não para a escolha de seu candidato”, explicou.

Dos 350 candidatos analisados, 15 constam do levantamento - cerca de 5% - em 10 capitais. Paulo Henrique Machado destacou os critérios utilizados pela entidade para a análise dos nomes, feita apenas a partir de ações penais cujo titular é o Ministério Público. “Não estão na lista acusações da esfera privada e inquéritos policiais que ainda não foram recebidos pelo Poder Judiciário”, salientou.

Para evitar qualquer tipo de erro, nesta primeira parcial dos nomes dos candidatos, a AMB realizou uma sondagem bastante criteriosa, com a checagem individual nos Tribunais de Justiça Estaduais, Tribunais Regionais Federais, Tribunais Regionais Eleitorais, além do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, conforme o caso.

A AMB alimentará o banco de dados com informações referentes aos candidatos que respondem a ações nos cerca de 5.660 municípios brasileiros. Destaca-se, no entanto, o fato de que o processo de coleta depender da colaboração de cada juiz eleitoral.O secretário-geral da Associação espera que os magistrados se mobilizem em prol da livre informação aos eleitores e que até o final de agosto os dados possam estar completos.


Fonte: AMB

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog