quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A Copa e o tráfico humano

Grandes eventos e suas oportunidades para o Brasil, nos fazem perguntar: O que, Poder Público e Sociedade, têm feito sobre o incremento do turismo sexual e do tráfico de pessoas? 
Esta prática criminosa se favorece da miséria, da falta de oportunidades e de compromisso do Poder Público com os direitos humanos e, sobretudo, da feminização da pobreza. 
Fortaleza é um destino turístico mundial e, infelizmente, do turismo sexual, que vitima meninas e meninos, bem como mulheres e transexuais que sobrevivem da prostituição. 
O Brasil possui uma Política e dois Planos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que vinculam ações das Polícias, Ministério Público, Defensoria, além dos Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e dos Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante, criados para articular uma rede que trabalhe prevenção, combate e assistência à vítima. 
Em 2014, milhares de pessoas virão ao Brasil com um único objetivo: entretenimento. É preciso estar atento para as possíveis violações aos direitos humanos daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. 
Há registros de que um número expressivo de crianças desapareceram durante a Copa na África do Sul, e de que a Alemanha, em 2006, foi país de destino e de origem de mulheres e meninas vítimas do tráfico humano. Então, por que acreditar que no Brasil será diferente? Há investimento em políticas preventivas, que trabalhem a educação em direitos humanos e visem o esclarecimento das violências que poderão ser perpetradas pelas redes criminosas que aliciam pessoas com o fim de escravizá-las? E mais, quanto está sendo destinado à assistência à vítima? Quantos abrigos temos/teremos?! Que público que será atendido, como e por quem será feito esse atendimento? 
Se esses questionamentos estão sem resposta significa que pouco tem sido feito. Essa leniência viola dignidades e põe fim a histórias de pessoas que possuem apenas um sonho: ter melhores condições de vida.

Andréia Costa, Pesquisadora e presidente do Instituto Mirá e professora do Curso de Direito do Centro Universitário Christus.

O Povo. 17/12/2013

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog