domingo, 20 de setembro de 2009

MT: Capacitação beneficiará 1300 policiais civis até o fim de 2009

Os cursos buscam além da valorização do profissional de segurança pública, a qualificação dos policiais para atuarem no combate e na prevenção à criminalidade.  
Academia de Polícia Civil, em Cuiabá.


O aprimoramento do conhecimento tem sido constante na Polícia Judiciária Civil. Até o fim de 2009, 1.301 policiais civis receberão capacitações teóricas, técnica e operacional, na Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol), além dos cursos online de ensino a distância, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

As capacitações são destinadas a formação dos servidores na áreas de violência doméstica, operações táticas, abordagem veicular, inteligência, investigação e atualização jurídica. Em nove meses cerca de 800 policiais já foram capacitados na Acadepol, que prevê oferecer 32 cursos diferentes até o fechamento de 2009.

Os cursos buscam além da valorização do profissional de segurança pública, a qualificação dos policiais para atuarem no combate e na prevenção à criminalidade. “A formação policial deve ser contínua para que os conhecimentos sejam renovados e com isso, garantir à população qualidade na prestação de serviços”, declarou o diretor geral da Polícia Judiciária Civil, José Lindomar Costa.

Lindomar destaca a importância da atualização das técnicas no combate à criminalidade. Conforme o diretor, a Instituição se mostra preocupada com a formação e capacitação continuada dos policiais e por isso, tem investido fortemente em qualificação. “O foco este ano tem sido os cursos na área de atuação da Polícia Civil, principalmente na parte operacional para que o policial possa usar esses conhecimentos na prática”, disse.

Um dos cursos oferecidos este ano foi na área de inteligência operacional. O “Curso Básico Operacional de Inteligência de Segurança Pública” (ISP), capacitou 23 policiais, com o objetivo de difundir a metodologia do trabalho de inteligência na produção de provas e operar com o sistema “Guardião” .

No campo operacional, 34 policiais civis e rodoviários Federal renovaram os conhecimentos na curso de abordagem veicular. Para operar com os sistemas de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) eletrônico e Registro de Ocorrências Policiais (SROP) online, aproximadamente 400 delegados,escrivães e investigadores foram treinados.

Neste mês de setembro, 20 policiais civis (investigadores e escrivães) da classe “C”, iniciaram curso de especialização nas áreas de “Ciências Penais” e “Direito do Estado”, na Escola Superior de Direito de Mato Grosso (Esud).

Também na academia, 80 policiais participaram de uma “jornada de investigação”, destinada ao aperfeiçoamentos das técnicas investigativas usadas no dia-a-dia e na reciclagem dos conhecimentos.

Para José Lindomar Costa, a perspicácia ou "feeling" do policial é que faz a diferença dentro de uma investigação. “Em nossa função não se admite muitos erros. Por isso, a qualificação é necessária sempre”, complementou.


ATUALIZAÇÃO JURÍDICA
Nesta segunda-feira (21.09) inicia o curso de atualização jurídica, destinado a 100 Delegados da Polícia Civil, divididos em duas turmas de 50. A capacitação objetiva uma perfeita elaboração de inquéritos policiais, sem vícios e dentro das normas constitucionais, administrativas, processuais e penais, e executar uma investigação de excelência interagindo com os demais segmentos, desenvolvendo suas funções em consonância com a doutrina jurídica dominante. Além do aperfeiçoamento e padronização das ações desenvolvidas nas unidades policiais.

Para o delegados da capital o curso começa no 21 de setembro e termina no dia 02 de outubro. Já os delegados lotados no interior a atualização jurídica inicia em 19 de outubro e finaliza no dia 23. Durante o período as autoridades policiais vão rever e atualizar conhecimentos jurídicos nas área de Direito Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional.

META
A diretora a Acadepol, Beatriz Fátima Figueiredo Rabel, informou que este ano a academia assumiu o compromisso de qualificar 1.200 policiais até o fim de 2009, mas a expectativa é ultrapassar e chegar até 1.300. Até o momento, cerca de 800 policiais civis passaram por algum tipo de capacitação na instituição de ensino.

Além das capacitações, 45 policiais estão fazendo curso de pós-graduação. São 20 investigadores cursando especialização nas áreas de “Ciências Penais” e “Direito do Estado”, e 25 delegados inseridos no Curso Superior de Polícia (CSP).


 
Fonte: ExpressoMT

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog