terça-feira, 18 de novembro de 2008

Garibaldi abre Semana de Valorização da Primeira Infância

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, abriu nesta terça-feira (18) a programação da 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz - Infância e Paz. Na ocasião, Garibaldi disse esperar que esse encontro seja o primeiro de uma série que deverá incentivar, no Congresso Nacional, a discussão sobre a infância.

- Durante muito tempo, a importância da infância não foi reconhecida pelos adultos. Ignoravam-se as necessidades específicas dessa fase, um período de grande fragilidade e plasticidade, que pede cuidado, atenção, estímulos e educação - destacou Garibaldi.

Em seu pronunciamento, ainda, ao lembrar do empenho da Casa no sentido de proteger os menores, Garibaldi destacou que em 2007 o Senado aprovou projeto de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância (Lei 11.523/07).

O presidente do Senado lembrou ainda que a programação da 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz - Infância e Paz prevê a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros, que partilharão suas reflexões sobre o tema. Para Garibaldi, esta semana se tornará uma referência internacional como fórum de discussão de quem se ocupa em pensar nos temas ligados à primeira infância.

A abertura do evento contou também com a participação dos senadores Pedro Simon, Marisa Serrano (PSDB-MS) e Cristovam Buarque (PDT-DF), além do representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, Vincent Defourny, e do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dioclécio Campos Júnior.

Marisa Serrano afirmou esperar que a semana de debates leve ao Senado, além de boas idéias, compromissos sólidos para com a primeira infância.

- As crianças precisam de atenção específica e prioritária dos nossos governos. Temos que brigar pela valorização da primeira infância. Temos que defender e discutir o tema. Se não defendermos as crianças, quem o fará? - questionou a senadora.

Cristovam Buarque, por sua vez, afirmou que o problema da violência tem que ser resolvido na infância. Para o senador, é preciso criar um conceito de paz nas crianças.

- Vamos despertar o Brasil para o óbvio, temos que cuidar da base para que a pirâmide funcione bem. Vamos cuidar da infância e da educação - conclamou.

Já o representante da Unesco destacou que toda criança precisa de cuidados especiais na primeira infância para que possa se tornar um adulto promotor da paz.

- A Unesco tem muitos objetivos, mas uma única missão: construir uma cultura da paz - destacou.

A Semana de Valorização da Primeira Infância prossegue até a quinta-feira (20) e contará com palestras, oficinas e debates. As atividades se realizarão no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, e nas dependências do Programa Interlegis (Comunidade Virtual do Poder Legislativo), e poderão ser acompanhadas por meio de videoconferência nas Assembléias Legislativas que integram o sistema do Interlegis. A programação completa pode ser vista em http://www.senado.gov.br/sf/senado/programas/infanciapaz/ default.asp por objetivo mobilizar a sociedade para a importância do desenvolvimento do indivíduo no período de zero a 6 anos de idade.

Senado promove Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

Silvia Gomide / Agência Senado

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog