sábado, 8 de novembro de 2008

Escola promove concurso de paródias contra o bullying




Objetivo foi trabalhar a expressão oral e escrita de maneira lúdica entre as crianças

‘‘Se liga meus amigos/no que vamos dizer/o bullying na escola/não tem nada a ver.’’ Cantados ao ritmo do rap ‘‘Morro do Dendê’’, de MC Cidinho & Doca, os versos escritos pelos alunos da 3ªsérie B da Escola Municipal Professora Maria Tereza Meleiro Amâncio, no Jardim Santa Rita 6 (Zona Oeste de Londrina), fazem parte da paródia campeã do concurso organizado pela diretoria para combater o bullying no colégio.

A prática caracteriza-se por agressões que ocorrem de maneira repetida, normalmente contra os alunos que se diferenciam da maioria por características como usar óculos, ser gordinho ou magro demais, estudar muito, ser alto ou baixo, entre outros exemplos. ‘‘Apelidos, discriminação, exclusão e até mesmo agressões físicas fazem parte dos comportamentos que muitas vezes são tidos como naturais, mas que na verdade não são’’, explicou a diretora da escola, Luzia Gilles Dias.

O concurso, segundo ela, teve o objetivo de trabalhar a expressão oral e escrita de uma maneira mais lúdica entre as crianças. A escolha do bullying como tema visou combater o assédio moral entre os estudantes. ‘‘Essa prática é recorrente nas escolas. Os alunos que possuem uma certa liderança utilizam o bullying para tentar conquistar espaço de respeito’’, afirmou.

Luzia esclareceu que a escola está sempre atenta aos possíveis casos e, quando detectam o conflito, chamam as duas partes envolvidas para conversar. ‘‘Mostramos que os problemas devem ser resovlidos com conversa, e não com brigas ou violência.’’

Parodiando músicas populares ou tradicionais cantigas de roda, as crianças abusaram da criatividade para denunciar os comportamentos inadequados e orientar sobre como deve ser o relacionamento entre amigos. Aluna da turma vencedora, Isadora Palmas Sanches, 9 anos, contou que muitos alunos da escola humilham os colegas e põem apelidos. ‘‘O concurso foi bom para que as pessoas que praticam bullying aprendam que devem parar de agir assim’’, disse.

A professora da 3ªB, Sônia Aparecida Milani, contou que a música original foi escolhida pelas próprias crianças, que sempre cantavam em sala. Segundo ela, a atividade trouxe resultados positivos antes mesmo do dia do concurso. A integração entre todos e a reflexão sobre o tema ajudaram a melhorar o relacionamento e inibiram as brigas que aconteciam na hora do recreio.

Carolina Avansini
Reportagem Local

Folha de Londrina.

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