terça-feira, 10 de junho de 2008

Violência do Rio impede desenvolvimento da economia, diz FGV

A violência na cidade do Rio de Janeiro está afetando a economia fluminense, na opinião de 97,6% dos empresários do Estado ouvidos por uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgada nesta segunda-feira.

O estudo mostra ainda que 95% dos entrevistados apontaram a política de segurança do Rio como o aspecto que mais limita o crescimento econômico do Estado, à frente de aspectos como a tributação excessiva (85%) e falta de infra-estrutura (78%).

Também para a maioria dos empresários (58,5%), este problema poderia ser resolvido com uma melhor formação policial.

Para realizar o levantamento, a FGV ouviu, nos meses de março, abril e maio deste ano, executivos de 42 empresas que atuam no Estado do Rio e, juntas, têm faturamento de R$ 70 bilhões, segundo a pesquisa. O estudo foi encomendado pela Lide-Rio (Grupo de Líderes Empresariais do Rio).

A segurança pública avançou no último ano para 64,3% dos executivos, mas 85,7% opinou que o governo deve continuar priorizando a área. Em palestra durante a apresentação dos números, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou que vai manter sua política de enfrentamento na área de segurança.

Outros problemas também foram apontados pelos empresários como limitadores do desenvolvimento econômico: 100% deles identificaram o saneamento como uma das áreas mais carentes na infra-estrutura do Estado. O transporte foi citado por 92,7% dos empresários nesse quesito. Metade deles disse ainda achar que o peso dos impostos para as empresas fluminenses é maior que no resto do país; 77% disseram que falta repressão ao comércio irregular.


Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog