quinta-feira, 12 de junho de 2008

Mais de 1.300 crianças traficadas do Haiti para a República Dominicana

Na última quinta-feira (6), um traficante de crianças foi surpreendido em flagrante delito em Dajabón, República Dominicana, com quatro crianças de dois, três, quatro e seis anos. Solidarite Fwontalyé/ Serviço Jesuita a Refugiad@s e Migrantes (SJRM) Haiti divulgou comunicado afirmando que foi possível identificar o traficante, chamado Jean-Paul Frandominique, as crianças e a casa na qual os escondiam.

Segundo a entidade, o tráfico de pessoas é uma atividade criminosa, cotidiana e bem organizada que se realiza em Ouanaminthe e em muitas outras comunidades ao seu redor. Os traficantes, que geralmente seqüestravam homens, recorrem agora a mulheres e crianças.

De janeiro a abril de 2008, foram registradas 1.353 crianças traficadas do Haiti para a República Dominicana pelos povoados fronteiriços: Mellac, Fort-Liberté, Ferrier, Acul-des-Pins, Ouanaminthe, Capotille e Mont-Organisé. "Sabemos que essa cifra não é mais que uma aproximação da quantidade real de crianças vítimas do tráfico organizado por delinqüentes que buscam enriquecer-se desonestamente à custa de pessoas indefesas", afirma.

"Solidarite Fwontalyé/SJRM Haiti manifesta sua indignação pela sorte dessas crianças. Quando se trafica com adultos somente observamos a situação, porém quando se trata de tráfico de crianças não podemos ficar indiferentes. Nosso dever é alertar as autoridades para que impeçam que os traficantes se dirijam até a República Dominicana", declara.

A organização pede ao estado haitiano e ao Estado dominicano que investiguem qual é o destino final dessas crianças e com que finalidade são introduzidos na República Dominicana. Além disso, chama a Polícia Nacional Haitiana (PNH) a manter-se alerta e a mostrar-se como uma força de proteção e uma instituição em que a população pode confiar.


Adital.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog