quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Vítimas de bullying na infância ganham salários menores

01

Pessoas que sofreram assédio moral chegam a receber 2,1% a menos


Londres, Reino Unido. Além dos traumas psicológicos, as pessoas que foram vítimas de bullying na infância têm que lidar com uma vida menos luxuosa. Uma pesquisa realizada pela Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, revelou que vítimas desse tipo de agressão – física ou psicológica – ganham salários menores que a média.

Segundo os cientistas, as pessoas afetadas por esse tipo de violência chegam a ganhar 2,1% a menos do que profissionais que nunca vivenciaram esse tipo de trauma.
Além disso, 3,3% delas têm menos probabilidade de serem contratadas e 4,1% têm uma dificuldade maior em participar do mercado de trabalho (seja trabalhando ou procurando emprego). “O estudo sugere que os adultos que sofreram bullying na infância são propensos a desenvolver depressão, ansiedade, transtorno de personalidade”, declarou Nick Drydakis, condutor da pesquisa.
Os mais afetados pela prática, em termos de carreira, são homens heterossexuais, gays, lésbicas e imigrantes. Para homens heterossexuais e imigrantes que sofreram bullying na infância, o salário chega a ser 4,1% e 6,1% menor. Já para gays e lésbicas, o número pode ter 12,4% de diferença.
“A maior parte do que se fala economicamente sobre a determinação dos salários se concentra nas variáveis tradicionais de capital humano, como educação e habilidades. Entretanto, como os efeitos do bullying podem afetar o futuro emprego dos indivíduos, isso deveria ser de maior interesse para os economistas”, alertou.
O estudo que descobriu uma correlação negativa entre o bullying e o capital humano aponta ainda que aqueles que experimentaram o assédio moral são 18,5% menos propensos a ter um diploma de ensino superior ou avançado de TI, além de competências linguísticas.
Saúde. O abuso físico ou psicológico na infância também têm interferência na saúde da vítima quando chega à idade adulta, segundo estudo produzido pela universidade Sam Houston, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores notaram que os que haviam sofrido bullying tinham uma visão mais negativa sobre sua própria saúde mental e física e demonstravam um percentual de problemas mentais maior do que os outros.

O TEMPO. PUBLICADO EM 27/11/13

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog