quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Segurança e cidadania para agentes da lei

A preparação de profissionais sintonizados com uma concepção crítica dos problemas de segurança pública e com a busca de soluções criativas é o principal objetivo do curso de pós-graduação lato sensu Segurança e Cidadania que a Universidade Candido Mendes (Ucam), no Rio de Janeiro, inicia em 29 de novembro de 2008. A duração é de 12 meses e as inscrições estão abertas até 7 de outubro.

Oferecido pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) e o Instituto Universitário de Políticas de Segurança e Ciências Policiais (Iupol), ambos da Ucam, o curso é dividido em seis temas: segurança e cidadania: conceituação e história; o sistema brasileiro de justiça criminal; criminalidade e violências; sistemas de informação: abordagens qualitativas e quantitativas; gestão em segurança pública; e respostas à criminalidade e à violência. Serão 360 horas de aulas, aos sábados e em uma sexta-feira por mês.

Quarenta vagas são destinadas a policiais civis, militares, federais e rodoviários federais, guardas municipais, bombeiros militares e agentes penitenciários, que devem estar no efetivo exercício das suas funções e ter curso superior em qualquer área do conhecimento. Outras dez vagas são reservadas a graduados em Ciências Humanas.

De acordo com a coordenadora do curso, a socióloga Bárbara Soares, a mistura de agentes da lei e profissionais de áreas humanas permite o intercâmbio de experiências e perspectivas. “Essa troca pode ser muito rica, por contribuir para romper barreiras e estereótipos, além de fortalecer as pontes e o diálogo entre as polícias e a universidade”, afirma Bárbara. Segundo ela, as polícias do Rio ainda têm pouco diálogo com a universidade.

O programa inclui aulas expositivas, dinâmicas participativas, debates e estudos dirigidos. Segundo Bárbara Soares, as atividades visam prover instrumentos para a compreensão e a análise dos problemas de segurança pública no Brasil e qualificar o debate sobre criminalidade e violência e as formas como os problemas têm sido enfrentados dentro das instituições de segurança. Os alunos serão capacitados a utilizar dados na avaliação de projetos e políticas e a elaborar intervenções em suas áreas de trabalho.

Para a socióloga, a qualificação de agentes de diferentes órgãos pode ajudar a mudar os paradigmas da segurança pública, hoje ainda muito focados na repressão. “Evidentemente não será da noite para o dia e não se pode esperar que só isso seja suficiente para transformar paradigmas, mas esse tipo de formação sem dúvida contribui”, aposta.

Também coordenado pelo coronel Ubiratan Ângelo, ex-comandante geral da Polícia Militar do Rio, o curso pretende contribuir para um diálogo entre as diferentes forças de segurança, o que é condição para um trabalho integrado. Ao longo do curso, os alunos poderão expor suas experiências nas polícias e no final farão uma monografia.

A seleção dos candidatos será feita por uma prova escrita, cujo tema será sorteado diante dos alunos, dentre os apresentados no edital. Os aprovados na prova escrita farão entrevistas.

Renaesp: seis cursos no Rio e 82 no país

Com o curso da Ucam, já são seis no Rio os cursos de pós-graduação integrados à Rede de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). No país, a Rede conta com 66 entidades de ensino superior que oferecem 82 cursos gratuitos. O objetivo é qualificar mais de 5 mil agentes da lei a cada ano em cursos presenciais. Já os cursos a distância atendem a mais de 125 mil policiais. Aqueles que ganham menos que R$ 1.700 recebem a Bolsa-Formação de R$ 400.

De acordo com Bárbara, esse é um cenário muito promissor. “Os cursos de pós-graduação oferecidos no estado através da Renaesp contribuem decisivamente para a construção de pontes entre as polícias e a sociedade”, ressalta. Para ela, o sucesso da empreitada depende da forma como vão se estabelecer as parcerias entre as instituições que oferecem os cursos.

“É importante que o trabalho se dê realmente como parte de uma grande rede e não como iniciativas isoladas ou em competição. Todo esse esforço vai gerar um conhecimento precioso que precisa ser elaborado de forma compartilhada pelas universidades que compõem a Renaesp”, defende.

As inscrições para o curso Segurança e Cidadania da Ucam podem ser feitas pela internet, em www.ucamcesec.com.br, ou no Campus Centro da Universidade Candido Mendes (Rua da Assembléia, 10 8˚Andar Sala 810) e no Campus Niterói da Universidade Candido Mendes (Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, nº517, 2º andar, Centro-Niterói, das 10h às 16h. Informações pelo telefone: 2531-2033.

Comunidade Segura.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog