Para o presidente da comissão de estágio e do exame da ordem da OAB-PR, Aramis de Souza Silveira, o desempenho dos bacharéis do Paraná foi bom. Ele acredita que o índice de aprovação está relacionado com o fato do Paraná ser o estado com maior número de candidatos. "Cada ano que passa aumenta o número de instituições que formam bacharéis. Além disso, recentemente um estudo da OAB mostrou que cinco faculdades do Paraná tiveram índice superior a 60% de aprovação na prova da ordem.
O desempenho foi bom dos candidatos e ótimo em relação aos exames anteriores", avaliou. Além da explosão de faculdades de Direito no Paraná, Silveira acredita que a mudança na data da prova - de dezembro para janeiro de 2008 - ajudou. "Se a prova fosse em dezembro, muitos candidatos que concluíram o curso em dezembro de 2007 provavelmente não participariam por conta da documentação", explicou.
Esta foi a primeira vez que o Paraná participou do exame unificado - junto com outros 23 estados, com exceção de São Paulo e Minas Gerais. "Esta prova unificada apresentou vantagens e desvantagens, mas a avaliação é boa. Para este ano já, de 2008, a prova será unificada novamente", adiantou Silveira. Uma das desvantagens citadas por ele foi o extravio do malote com cartão resposta das provas feitas pelos candidatos de Pato Branco, no Sudoeste do estado. Os 270 bacharéis tiveram de refazer a prova.
Os aprovados no exame da ordem terão de retirar na sede da OAB-PR o certificado, que junto a outros documentos pessoais, servirão para o bacharel se inscrever no quadro da ordem. Somente com a carteira da OAB é possível exercer a advocacia.
Fonte: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário