quarta-feira, 26 de março de 2008

Consciência tranquila

Texto de um detento:
ELIAS MARTINS VIEIRA FILHO

Mais uma vez os dias passam, a saudade vem e vai embora outra vez, é a minha rotina diária que faço em círculos todos os dias ao meu redor parecendo um relógio. Eu sou apenas o ponteiro, a bateria é o meu coração, o mundo aqui dentro sou eu, meu mundo lá fora é meu espírito que a cada dia que se passa fica mais livre ainda da crueldade, da desigualdade, da falta de respeito e da desumanidade dos nossos irmãos que cumprem a lei aqui nesta terra seguindo a lei dos homens, ou seja, leis que favorecem as suas vontades e os seus desejos.
Mas a única lei que conheço e tenho certeza que não vou escapar e nem quero escapar é a lei de Deus que por mais que ela tarde ela nunca irá faltar, pois Deus tem o resto de nossas vidas na mão para nos cobrar.
Esta é a única lei que com o passar dos tempos eu tenho tentado me preparar para aguardar com a minha consciência tranqüila, consciência é a única coisa que nos apreende que nos tira a liberdade, se estivermos presos com a consciência tranqüila, Deus nos perdoa. Mas se estivermos livres com a consciência pesada ela é a nossa prisão. Mesmo livre, ela se torna a nossa sentença nos cobrando e nos prendendo dentro da nossa própria cadeia, ou seja, dentro de nos mesmos.
Eu estou aqui preso, mas posso dizer que é apenas fisicamente porque espiritualmente me sinto livre e a minha consciência me faz caminhar onde quer que eu queira, ir a qualquer lugar deste mundo que ele nos deu, permitido apenas para aqueles de mente e consciência tranqüila. Espero um dia ver o reflexo desta consciência nos olhos de todos os nossos irmãos.
Mesmo que eu ande pelo vale da sombra, mal nenhum eu temerei, pois o Senhor meu Deus e meu pai está comigo e minha mãe também e que assim seja.
E que Deus tenha piedade deste sistema, ou seja, das autoridades que a cada dia se misturam mais no meio das maçãs que se tornam mais podres a cada dia que passa.

Conversando com Deus...

Era quinta feira, era de tarde, umas 6 horas, quando comecei a falar com Deus.
Eu lhe perguntei:
- Deus, por que as pessoas têm que sofrer tanto?
Ele me disse:
- É que as pessoas só vivem para o dinheiro, para fazer o próximo infeliz, para prejudicar os mais fracos e oprimidos e esquecem de um pequeno detalhe: ser feliz.
De novo eu disse a Deus que não é fácil ser feliz com tantas tentações no mundo e citei o dinheiro que é a maior doença do mundo, pois passa na mão de todos e ninguém consegue ser feliz sem primeiro ter que experimentar o dinheiro.
Ele me respondeu:
- Filho, com uma vida você consegue ganhar todo o dinheiro do mundo e ser feliz e com todo o dinheiro do mundo se você estiver morto não ganha uma vida.
Foi aí que entendi que a felicidade vem através da satisfação e a fé interior que existe dentro de mim e dentro de cada um de vocês. Basta acreditar que Deus é o nosso pai, Jesus nosso irmão e nossa mãe, nosso criador, pois nascemos dela, ela nos pôs no mundo, sem ela não estaríamos aqui. Pedi a Ele a paciência e Ele me disse: Só o tempo te dará esta virtude, mas antes do tempo ela já estava contigo.
Eu agradeci a Deus pelas respostas para minhas dúvidas e pedi que continuasse me levando e caminhando comigo naquela longa caminhada que por mais distante que fosse iria me levar na maior missão do ser humano: abrir os olhos dos cegos e ajudar ao próximo que seria a minha própria auto-ajuda a caminho da minha felicidade, junto com minha família. Que Deus me abençoe e me proteja.


Pensando no amanhã


Já é quase noite, o dia já vai se acabando e eu estou aqui sentado pensando no amanhã.
Será que ele era chegar? Vem um vago na minha mente, um branco sem direção e ai que meus olhos brilham e o meu coração bate mais forte e de novo o meu eu interior começa a falar com Deus.
Ao mesmo tempo em que estou falando com ele, consigo ouvir os assuntos e até conversar com meus colegas aqui presentes. Penso na minha avó, em todos os meus familiares e chego a sentir a alegria, a paciência e posso buscar o amor de todos eles. Mesmo longe, eu sinto a proteção deles e eles comigo aqui o tempo todo me guiando e protegendo. Isso é Deus. Obrigado Deus.
É neste momento que eu sinto uma grande saudade no meu peito e começo a lembrar do meu amado pai que já partiu e do meu tio (Tio Adilson). Os dois me deixaram grandes recordações, momentos, minutos, segundos, não importa que seja milésimo de segundos, o que importa que seja de boas recordações e de pura saudade e amor verdadeiro.
Sinto eles mesmo de longe ou quanto mais longe for, eles estarão bem aqui do meu lado me dando forças, aumentando o meu amor, minha compreensão e minha paciência para ajudar ou tentar ajudar o próximo que a cada dia se torna mais difícil.
Mas é a menor parte que nós seres humanos podemos fazer um pelo outro, pois o amanhã nós não sabemos se irá existir porque o hoje é passageiro e o ontem talvez seja o futuro que só a Deus pertence. Nós somos apenas altares do dia-a-dia, tudo isso pertence ao Pai Nosso que está no céus, santificado seja o vosso nome, para sempre, amém.


Fonte: Jornal Recomeço - Edição 141 - Março/2008

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog