Confira a entrevista de Bárbara e Selene com a pedagoga Ana Cristina de Mello, coordenadora do Colégio São Paulo, que atende do pré-escolar ao ensino médio.
*
Selene - O que é bullying?
Ana Cristina - Bullying é você deixar acuada uma pessoa, triste, sozinha. Não é uma briguinha normal entre amigos que depois fazem as pazes. Geralmente há uma pessoa que faz o bullying e outras que assistem e não ajudam.
Selene - Na escola em que você trabalha, tem bullying?
Na nossa escola já existiram alguns casos. A gente tenta solucionar o mais rápido possível.
Bárbara - Quando você era criança, você sofreu bullying?
Eu não me lembro de, na minha infância, ter sofrido bullying, e nem de algum coleguinha meu ter passado por essa situação.
Selene - O bullying é um problema atual ou sempre aconteceu?
Os casos de bullying sempre aconteceram. É que, agora, a gente fica sabendo muito mais. As crianças estão falando mais sobre isso. Na minha época, acho que a gente não tinha muita coragem de falar sobre o assunto, porque não nos era dado espaço.
Selene - Numa escola grande tem mais bullying do que numa escola pequena?
Eu acho que, com mais alunos, tem um pouquinho mais de confusão. Mas, aqui na escola, em compensação, tem mais pessoas atentas para identificar os casos de bullying rapidamente e tentar resolver.
Wladimir Aguiar/Folhapress | ||
Bárbara e Selene, com a coordenadora do colégio São Paulo, Ana cristina de Mello BÁRBARA FIÚZA SELENE KIEHL ESPECIAL PARA A FOLHA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário