terça-feira, 23 de outubro de 2012

Alunos de Direito da Estácio colocam em prática o projeto Carreiras Jurídicas na 9.ª Semana Acadêmica


Aproximar o estudante de Direito das várias carreiras jurídicas que ele poderá exercer quando terminar o curso, despertando o seu interesse de forma a direcioná-lo para a realização profissional. Este é o objetivo do projeto Carreiras Jurídicas, que traz assuntos de relevância dentro dos temas “Carreira, cidadania e família” e leva a organização de alunos e professores de Direito da Faculdade Estácio.

O projeto será colocado em prática nesta sexta-feira e sábado, 26 e 27, durante a Semana Acadêmica da instituição que teve início nesta segunda-feira com a participação de alunos de todos os cursos da faculdade. O objetivo, segundo a coordenadora, Glauka Cristina Archangelo da Silva é colocar o estudante de Direito em contato profissionais das várias carreiras do Direito, como desembargadores, juízes, advogados, membros do Ministério Público e outros. Para o acadêmico Sergio Ribas, participar da organização deste projeto traz um aprendizado que permite a possibilidade de aproximação com todas as carreiras jurídicas. “Não tenho dúvida que o envolvimento dos alunos com projetos como esses tem grande importância para a vida acadêmica e profissional e fará a diferença na nossa formação”.

As atividades iniciam na manhã da sexta-feira, 26, às 8h30, com o Café Jurídico, que contará com a participação da advogada e professora da Faculdade Estácio, Andreza Baggio. Ela trará o tema Cidadania e o Direito do Consumidor na América Latina, onde traçará um comparativo do Código de Defesa do Consumidor nos diversos países da América do Sul. A apresentação será um resumo dos principais tópicos da II Jornada do Direito Consumidor, evento que Andreza participou, em setembro, na Universidade de San Sebastian, em Santiago.
Palestras
Nesta sexta-feira e sábado também estão programadas diversas palestras com juristas locais como o Desembargador José Maurício Pinto de Almeida, o juiz do Tribunal Regional Eleitoral, Dr. Luciano Carrasco, a procuradora Ministério Público do Trabalho, Mariane Josviak e o procurador do Estado do Paraná, Hamilton Bonatto. Durante a Semana Acadêmica, os alunos também participarão do III Congresso Estácio de Direito Contemporâneo, que será teletransmitido ao vivo direto do campus da Estácio, Tom Jobim (RJ).


Lançamento livros jurídicos
No sábado, às 10h, ocorre o lançamento de três livros jurídicos escritos por professoras da Faculdade Estácio. Andreza Cristina Baggio lança “O Direito do Consumidor Brasileiro e a Teoria da Confiança”. Gabriela Rubin Toazza “O Princípio da Insignificância no Direito Penal Brasileiro” e Débora Jugend “Formação do Vínculo Contratual”.
Andreza com sua fala pretende lançar um novo olhar sobre as relações de consumo, propondo-se aqui o estudo da proteção do consumidor a partir de um ponto de vista diferenciado: a proteção do consumidor com fundamento na confiança.

Para Gabriela, autora de “
O Princípio da Insignificância no Direito Penal Brasileiro” para que cada pena não seja uma violência de um ou de muitos contra um cidadão privado, deve ser essencialmente pública, rápida, necessária, a mínima possível nas circunstâncias dadas, proporcionais aos delitos e ditada pelas leis.
Já a professora e advogada trabalhista Débora Jugend relata em seu livro o estudo das normas e princípios trabalhistas em consonância com institutos de Direito Civil, com o objetivo de analisar a proteção do empregado, hipossuficiente da relação laboral, quando da celebração do contrato de trabalho.
SERVIÇO
9.ª Semana Acadêmica – Curso de Direito
Local: Estácio (Av. Senador Souza Naves, 1715 – Cristo Rei)
Sexta-feira, 26

8h30  Café jurídico Cidadania e o Direito do Consumidor na América latina – prof. ª Andreza Baggio

10h – Desembargador José Maurício Pinto de Almeida

19h30 – Dr. Luciano Carrasco – Juiz do Tribunal Regional Eleitoral 

20h45 – Mariane Josviak – Procuradora do Ministério Público do Trabalho 

Manhã e Tarde – III Congresso Estácio de Direito Contemporâneo 

Sábado, 27

9h - Hamilton Bonatto – Procurador do Estado do Paraná

10h – Lançamento de livros jurídicos
 
Informações: (41) 3592-2701
___________________________________________________
Mais informações para a imprensa:
Brisa Teixeira (41) 9818-5000
Talita Vanso (41) 9991-5985
_Semana acadêmica_estácio_out2012_peq.jpg

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog