quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Livro conta história de alunos vítimas de bullying


Apesar do título, "Perseguição", o livro de Tânia Alexandre Martinelli não trata de nenhuma aventura. A perseguição é outra. E tem nome: bullying.

O bullying é um problema enfrentado pelas escolas no mundo inteiro, mas também não se restringe só a estes estabelecimentos, afetando também o ambiente corporativo. Segundo o site www.bullying.com.br, esse termo compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.

O livro conta a história de Leo e Malu. Ele sempre foi o mais gordinho da turma e motivo de brincadeira de mau gosto. Era Leitão pra lá, Gordo pra cá, empurrões e comentários maldosos... Achavam que ele não ligava para isso, que já estava acostumado. Mas quem é que gosta de ser motivo de gozação e alvo de agressões.

Malu era a melhor aluna da turma, e as colegas não perdiam a oportunidade de incomodá-la: CDF, Malu cabelo de esponja de aço... sempre encontravam uma forma de humilhá-la e excluí-la.

Duas pessoas, duas histórias semelhantes, mas com duas formas de lidar com a situação.

"Perseguição", de Tânia Alexandre Martinelli, com ilustrações de Lelis. Editora Saraiva, 104 páginas, 2009, R$ 21,60.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog