2. Reserve tempo para fazer o que gosta: ir ao cinema, passear com os amigos e tocar violão são atividades relaxantes que podem ser conciliadas com o estudo. “O ser humano não pode dedicar todo o seu tempo, esforço e energia para uma única causa. Seu desempenho será melhor se ele for uma pessoa mais completa”, diz a psicóloga Marilda Lipp, do Centro Psicológico de Controle do Stress.
3. Pratique exercícios físicos: correr, caminhar, nadar e andar de bicicleta são atividades leves, não produzem muito cansaço e podem ser encaixadas em qualquer rotina.
4. Estude em um lugar iluminado, arejado e silencioso: escolha um local agradável onde você possa ficar por um longo período de tempo sem ser incomodado.
5. Estabeleça horários de estudo: manter a disciplina é fundamental para esses últimos meses antes do vestibular; se possível, faça uma lista de atividades e programe o que você vai estudar no dia.
6. Seja organizado: deixe o material sempre arrumado e acessível; na hora do estudo, separe tudo o que possa ser necessário (fichas de estudo, atlas, dicionário etc.). Isso aumenta a segurança.
7. Faça pausas: o ideal é fazer intervalos de 15 minutos a cada uma hora e meia de estudo; após esse período, o rendimento tende a cair.
8. Controle o tempo gasto com televisão e computador: são atividades que distraem a atenção e perturbam o ambiente; reserve um horário no dia para assistir ao seu programa preferido, mas deixe a conversa com os amigos na internet para o final de semana.
9. Durma bem: o ideal é estabelecer horários fixos para o sono, para regular o organismo; o descanso deve variar de sete a oito horas por dia.
10. Tenha uma alimentação saudável: evite alimentos que não fazem bem a você; não deixe de fazer refeições para estudar nem desconte sua ansiedade na comida.
11. Evite café: a bebida é estimulante e pode aumentar a ansiedade; o mesmo serve para outros produtos com cafeína.
12. Elimine compromissos desnecessários: evite marcar muitas tarefas, como cursos fora da escola, quando você sente mais culpa do que prazer em executá-las.
13. Faça uma coisa de cada vez: respeite seus horários de estudo e de descanso; cumpra cada tarefa em etapas.
14. Ouça música: no período de descanso, numa caminhada ou durante o banho, a música relaxa e ajuda a preparar a mente para uma próxima atividade.
15. Diversifique a leitura: durante o descanso, leia revistas, jornais e contos que não estejam relacionados ao estudo.
16. Estude sozinho: reservar um momento para estudo individual ajuda na aprendizagem e aumenta a autoconfiança.
17. Mude de assunto: fora do horário de estudo, evite conversar sobre provas e outras questões que causem preocupação.
18. Seja flexível: a disciplina é importante para o bom desempenho, mas não se torture quando não conseguir cumprir o que planejou; sinta-se livre para rever prioridades de estudo e descansar quando for necessário.
19. Relaxe o corpo: o relaxamento muscular progressivo, técnica de contrair e relaxar os membros, ajuda a aliviar a tensão.
20. Respire: especialistas recomendam a respiração profunda (diafragmática) como forma de reduzir a ansiedade; pode ser feita nos momentos de tensão ou nos intervalos entre um estudo e outro. Aprenda como:
- Inspire lentamente pelas narinas, contando até três, até encher o abdômen;
- Prenda a respiração também contando até três;
- Expire lentamente pela boca, contando até seis;
- O ideal é seguir essa série três vezes.
Fontes: psicólogos Bernard Rangé (UFRJ), Marilda Lipp (Centro Psicológico de Controle do Stress - SP), Patrícia Tasca (Santa Casa do Rio de Janeiro) e Helder Kamei (Anglo)
(DANIELA MERCIER)
Fonte: Estadão. Blog do Fovest.
Nenhum comentário:
Postar um comentário