Um tribunal autorizou nesta quarta-feira o casamento de um homem de mais de 50 anos com uma menina de nove anos na cidade de Anidh, ao nordeste de Riad, na Arábia Saudita. A informação foi divulgada pelo jornal local "Al Riyadh".
A mãe da menor, citada pela publicação, pediu às autoridades do país envolvidas no julgamento que intervenham para impedir o matrimônio. "Minha filha ainda não sabe que está casada", disse a mãe da criança.
Segundo a mãe, cuja identidade não foi informada pelo jornal, a menina não soube que o casamento aconteceu em outra cidade enquanto ela se encontrava na casa de seus pais, em Anidh.
Segundo a publicação, a mãe tinha pedido antes ao tribunal de Anidh o divórcio da filha, mas o juiz rejeitou a solicitação e afirmou que a menina poderia reivindicar a separação quando fosse adolescente.
Em julho do ano passado, ativistas sauditas pró-direitos humanos tentaram impedir o casamento de outro homem, de 60 anos, com uma menina de 10 anos na região de Hael, cerca de 600 quilômetros ao noroeste de Riad.
A população de várias zonas desérticas e montanhosas da Arábia Saudita é muito conservadora, e muitas tribos locais permitem o casamento de seus filhos menores de idade.
Folha de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário