sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Bullying atinge 70% dos alunos, aponta estudo



Pesquisa ouviu mais de 800 estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de quatro cidades.

Cu­ri­ti­ba - Qua­se 70% dos alu­nos do en­si­no fun­da­men­tal de ­seis es­co­las cu­ri­ti­ba­nas afir­mam já te­rem si­do ví­ti­mas ou cau­sa­do­res de agres­sões den­tro de sa­la de au­la nos úl­ti­mos ­seis me­ses. Um es­tu­do, ain­da em an­da­men­to, do mes­tre em edu­ca­ção pe­la Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Pa­ra­ná (­UFPR), Jo­sa­fá Mo­rei­ra da Cu­nha, en­ti­tu­la­do ‘‘Vio­lên­cia In­ter­pes­soal em Es­co­las no ­Brasil’’ en­tre­vis­tou 513 es­tu­dan­tes de es­co­las pú­bli­cas na Ca­pi­tal pa­ra­naen­se.

  Es­se le­van­ta­men­to é par­te de uma pes­qui­sa que abran­geu 849 es­tu­dan­tes do en­si­no fun­da­men­tal e mé­dio de es­co­las pú­bli­cas e par­ti­cu­la­res de qua­tro ci­da­des bra­si­lei­ras. ­Além de Cu­ri­ti­ba, Goiâ­nia (GO), Go­ver­na­dor Va­la­da­res (MG) e Te­re­si­na (PI) ti­ve­ram da­dos co­le­ta­dos. En­tre os ti­pos ­mais co­muns de agres­são re­la­ta­dos es­tão so­co, chu­te, re­vi­de a agres­sões fí­si­cas e até ape­li­dos de­pre­cia­ti­vos.

  En­tre as for­mas de agres­são e vi­ti­mi­za­ção apon­ta­da por ­eles, 67,5% dis­se­ram já te­rem fei­to ou re­ce­bi­do xin­ga­men­tos. A se­gun­da for­ma iden­ti­fi­ca­da pe­la maio­ria é o uso de ape­li­dos pe­jo­ra­ti­vos – 64,3% ad­mi­ti­ram já te­rem si­do en­vol­vi­dos. O pro­fes­sor Cu­nha di­vi­de os ti­pos de vio­lên­cia, tam­bém cha­ma­da bull­ying, em ­três: agres­são di­re­ta, quan­do a pes­soa sa­be ­quem é o pro­vo­ca­dor ver­bal ou fí­si­co; agres­são ra­la­cio­nal, que pre­ju­di­ca a re­la­ção da ví­ti­ma com o gru­po, co­mo ex­clu­são ou fo­fo­cas; e agres­são fí­si­ca in­di­re­ta, ou se­ja, rou­bar ou me­xer nas coi­sas dos co­le­gas.

  En­tre os alu­nos que se de­cla­ram não-en­vol­vi­dos com bull­ying, 1,6% apre­sen­ta­ram si­nais de de­pres­são. O nú­me­ro so­bre pa­ra 6,6% en­tre as ví­ti­mas e che­ga a 11% en­tre agres­so­res e ví­ti­mas-agres­so­ras. Pa­ra Cu­nha, es­se da­do sig­ni­fi­ca que a ví­ti­ma vi­ve em uma si­tua­ção ‘‘me­nos ­pior’’ que o pro­vo­ca­dor. ‘‘A crian­ça com com­por­ta­men­to vio­len­to vi­ve em um con­tex­to em que apren­deu a se re­la­cio­nar atra­vés da agres­são. Ge­ral­men­te, ela apa­nha dos ­pais. A prá­ti­ca pa­ren­tal ne­ga­ti­va re­sul­ta em agres­são na ­escola’’, ex­pli­ca.

  En­tre os mo­ti­vos da agres­são in­for­ma­dos pe­los en­tre­vis­ta­dos, o ­mais ci­ta­do é o ta­ma­nho do cor­po (27,1%). Ida­de, re­li­gião e até orien­ta­ção se­xual tam­bém são apon­ta­dos co­mo mo­ti­vos. O pes­qui­sa­dor in­for­ma no es­tu­do que ‘‘em­bo­ra ­mais da me­ta­de dos alu­nos acre­di­te que po­de dar uma con­tri­bui­ção va­lio­sa pa­ra a me­lho­ria de sua es­co­la (54,4%), os es­tu­dan­tes per­ce­bem-se sem voz nas de­ci­sões que afe­tam a ­escola’’. 78% dis­se­ram não ter voz nes­sas de­ci­sões.

Solução envolve família

  Cu­nha ain­da dá al­gu­mas di­cas do que acre­di­ta que po­de ser fei­to pa­ra pre­ve­nir e re­du­zir a vio­lên­cia es­co­lar, em qual­quer ida­de. Des­de com­pro­me­ti­men­to com o apren­di­za­do es­co­lar, o for­ta­le­ci­men­to da re­la­ção en­tre a fa­mí­lia e a es­co­la e a co­mu­ni­ca­ção pa­ra que a crian­ça se sin­ta se­gu­ra quan­do ex­pres­sa ­suas ne­ces­si­da­des, me­dos e an­sie­da­des pa­ra um adul­to na es­co­la.

  Pa­ra a pre­si­den­te Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res da Edu­ca­ção do Pa­ra­ná (APP-Sin­di­ca­to), Mar­lei Fer­nan­des de Car­va­lho, o te­ma de­ve en­vol­ver to­da a co­mu­ni­da­de es­co­lar. ‘‘O pro­fes­sor não es­tá com­ple­ta­men­te pre­pa­ra­do pa­ra es­sa rea­li­da­de, que vem pio­ran­do nos úl­ti­mos 5 ­anos. A me­lhor for­ma de li­dar com is­so é de­ba­ter aber­ta­men­te o te­ma den­tro de sa­la de au­la, for­ta­le­cen­do va­lo­res co­mo a ­solidariedade’’, con­clui. A Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Edu­ca­ção foi pro­cu­ra­da pa­ra co­men­tar o as­sun­to, mas não ha­via se pro­nun­cia­do até o fe­cha­men­to des­ta edi­ção.

Folha de Londrina.

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