domingo, 9 de agosto de 2009

Apresentação e Chamada de Artigos - Revista de Estudos Constitucionais e Teoria do Direito - RECHTD

Prezado(a)s Senhore(a)s:

Com grande satisfação, comunicamos a publicação da primeira edição da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito - RECHTD - do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS http://www.rechtd.unisinos.br. O projeto é resultado de decisão coletiva do corpo docente, em constante diálogo com a política institucional da UNISINOS e com os indicativos da CAPES, com o objetivo de criar um veículo de produção científica que esteja afinado com as duas linhas de Pesquisa do Programa - Sociedade, Transnacionalização e Novos Direitos e Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos.

De forma pioneira no contexto brasileiro, a revista representa importante espaço de publicação de trabalhos cujo conteúdo esteja de acordo com as temáticas pesquisadas pelos autores. O objetivo é acolher trabalhos que reflitam, sob a perspectiva das linhas de pesquisa do PPGD/UNISINOS, as mais diversas reflexões acerca do papel da Teoria do Direito e do Estado na contemporaneidade.

Sendo a pluralidade um valor importante no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito, a RECHTD está aberta a artigos científicos, de reflexão e resenhas. Esta edição apresenta uma gama ampla e atual de artigos, sempre prezando por qualificada produção científica e pela identificação com o perfil editorial da publicação. Nos diferentes textos que se encontram no corpo da revista, é possível perceber a crítica à produção massificada e reprodutora, que corrobora a cultura manualística do Direito. Diferente daquilo que o establishment jurídico-dogmático tem produzido, tem-se aqui um importante espaço para artigos insurgentes, sustentados na criatividade e em uma forma de ver o mundo do Direito e o Direito no mundo. Enfim, o Direito visto como transformador e não como uma mera racionalidade instrumental.

Aproveitamos a oportunidade para enviar o Edital para chamada de artigos para o volume 2, período de inscrição de 07 de agosto a 07 de setembro, e solicitamos a gentileza de divulgá-lo aos docentes e discentes de sua instituição.


Atenciosamente,

Profa. Dra. Jânia Maria Lopes Saldanha
Prof. Dr. José Carlos Moreira da Silva Filho
Profa. Dra. Têmis Limberger
Prof. Dr. Wilson Engelmann

Comissão Editorial da
Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito.
http://www.rechtd.unisinos.br
(51) 3590-8148

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog